Grupo “Cuidando de Quem Cuida” do CRAS Centro promove tarde de palestra

Em alusão a semana de Caxias do Sul, na última segunda-feira (13/06), o grupo de mulheres “Cuidando de quem cuida” do CRAS Centro fez um passeio para conhecer as dependências do Hotel Samuara e realizar um bate-papo com o historiador Lucas Troglio, diretor e pesquisador do documentário: “Fontes da cidade- Uma história das Águas de Caxias do Sul”.
O passeio teve início com uma bela recepção organizada pelo hotel regada a um delicioso café com bolos e salgados. À beira de uma lareira, o grupo de mulheres, acompanhadas pela gerente do CRAS, Samara Bristot, pela psicóloga Caroline Marcon, pela educadora social Shirle Picoli e pela estagiária de psicologia Brenda Castilhos, tiveram um rico momento de trocas com o historiador acerca da história do saneamento básico da nossa cidade.

Samara falou sobre a importância desse momento para o grupo de mulheres: “Elas puderam sentir-se parte da história da nossa cidade, contribuindo de forma muito espontânea com o tema proposto pelo historiador, tanto que ao findar sua fala, Lucas afirma que aprendeu mais com elas do que elas com ele. Achei essa fala de muita valia no sentido da valorização dos saberes trazidos por cada uma na ocasião”.

A técnica de referência do grupo Caroline, complementa a fala da gerente ressaltando que o conhecimento da história da construção da cidade, da comunidade, bem como o senso de pertencimento, possibilita às mulheres o comprometimento, o zelo e a autonomia para buscar por condições melhores que visem garantir seus cuidados. Por essa razão momentos como este, contemplam os objetivos deste grupo, proporcionando espaços reflexivos para a promoção do autocuidado, empoderamento e fortalecimento do indivíduo e sua comunidade. Ao final do passeio, todos conheceram as dependências internas e externas do hotel com muita alegria entusiasmo, fazendo muitos registros fotográficos.

A equipe do CRAS Centro faz questão de agradecer todo carinho do hotel Samuara em acolher esse grupo e a disponibilidade do historiador Lucas Troglio em nos doar seu tempo e conhecimento mediando esse bate-papo.