FAS participa de reunião pública sobre violência contra idoso

Encontro promovido pela Comissão do Idoso da Câmara de Vereadores contou com apoio do Conselho Municipal do Idoso

A Comissão do Idoso da Câmara Municipal promoveu nesta quarta-feira (15/06), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, reunião pública para discussão do tema. O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção aos Maus-Tratos aos Mais Velhos. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Na reunião foram apresentados dados de violência contra idosos e de acidentes de trânsito, com 68 atropelamentos de idosos no último ano. Caxias do Sul disponibiliza 80 vagas de assistência social em casas de acolhimento para idosos. Segundo a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Fundação de Assistência Social (FAS), Franciele Roso, o Município trabalha com uma rede articulada para atender ao máximo os casos de violência e abandono de idosos. “Para nós, ampliar vagas na Alta Complexidade demonstra que estamos falhando em algo e o falhando somos todos, mas principalmente a família que é a responsável pelo idoso”, comentou Franciele.

Participaram do encontro a Delegada de Polícia responsável pelo Cartório do Idoso, Aline Martinelli; o fiscal de Trânsito e Transportes e representante do município junto ao CETRAN/RS, Carlos Beraldo; a assistente social do Núcleo de Acolhimento Institucional, Nicole Fidler; e a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Vanisse Zancan, além dos vereadores Gladis Frizzo, Gilfredo De Camillis e Tatiane Frizzo.