Servidores da FAS discutem paridade de gênero e raça em audiência pública

Equipe também conheceu uma das unidades do Centro Pop Rua de Porto Alegre

Servidores da Fundação de Assistência Social (FAS) participaram de audiência pública híbrida que tratou da paridade de gênero e raça, promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A pauta teve por objetivo ampliar a representatividade e a democracia nos espaços públicos e privados.

A diretora da Proteção Especial de Média Complexidade Jamila Tassemeier estava acompanhada da educadora social do Centro Pop Rua, Janaina Dorigo dos Santos, e do assistente social da Diretoria de Gestão do Serviço Único de Assistência Social – Vigilância da Proteção Social Especial (PSE) de Média Complexidade, Odimar Malacarne. “Foi uma manhã com falas contundentes em busca da paridade na representatividade dos mais diversos segmentos da sociedade. Muito se falou da necessidade de estabelecer regras claras para que as cotas não sejam mera formalidade, mas possam de fato dar voz e lugar para todos de forma equalizada, superando essa estrutura social que facilita o acesso aos espaços”, explicou a diretora.

A audiência teve a participação de deputados estaduais, vereadores de diferentes municípios, representantes da Defensoria Pública da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres e do Conselho Estadual de Direitos Humanos, entre outras instituições, coletivos e movimentos sociais.

Pela tarde, os servidores visitaram um dos três centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Porto Alegre, o Centro POP 1. A unidade é uma parceria entre a Associação Cultural e Beneficente Ilê Mulher e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Inaugurada em abril de 2019, possui instalações para atender aproximadamente 60 pessoas por dia.

O grupo conheceu o funcionamento do espaço como demandas de atendimento, fluxos e organização da equipe. “Foi possível compartilhar experiências sobre os processos direcionados à população em situação de rua a fim de potencializar o trabalho desenvolvido pelo Centro Pop Rua em Caxias do Sul”, relata a educadora social.

Na avaliação de Odimar Malarcarne, a visita contribuirá no processo de construção do Protocolo de Gestão do Centro Pop de Caxias do Sul, pois abriu horizonte para possibilidades além daquelas que hoje estão em prática na cidade. A diretora acrescenta que as vivências partilhadas em Porto Alegre trazem reflexões para a Política de Assistência Social de Caxias do Sul, atribuindo a intersetorialidade de ações e do trabalho coletivo.