PIM Caxias do Sul apresenta case em seminário estadual

Experiência será modelo para ampliar política para os demais municípios

A equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) participou, em Porto Alegre, do 7º Seminário Estadual de Saúde do Homem-Paternidade: Feito e Efeito, onde apresentou os resultados do Programa P em Caxias do Sul, desenvolvido em parceria com o Instituto Promundo. O evento, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado e pelo Instituto Promundo, abordou a importância da paternidade participativa e seus efeitos no desenvolvimento das crianças de zero a seis anos.

A vice-prefeita Paula Ioris e a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Katiane Boschetti da Silveira, acompanharam a equipe do PIM. Os resultados do programa P em Caxias do Sul foram apresentados pela representante do PIM local, Walesca Molardi, em conjunto com monitores e visitadores, e pelo gerente de projetos, Luciano Ramos, do Instituto Promundo. A vice-prefeita expôs um panorama da gestão municipal de Caxias do Sul, citando o plano de governo dividido por dimensões, o que facilita o trabalho conjunto e integrado. “O nosso olhar precisa ser sobre a causa dos problemas. Por isso, trabalhamos de forma transversal. O PIM está dentro da dimensão social, que abrange saúde, educação e assistência social. Quando trabalhamos políticas públicas desta forma podemos ser mais efetivos na prevenção, gerando protagonismo e independência às pessoas”, assinalou.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, relatou que, apesar de ser um dos momentos mais desafiadores para se estar à frente de um governo municipal, por questões econômicas e sociais, as equipes estão sempre buscando alternativas diferentes. “Quando soubemos da proposta do Instituto Promundo, abraçamos com todas as forças. O PIM é muito importante para Caxias do Sul. Os visitadores estão dentro das casas das famílias, são agentes fundamentais na rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Acredito que ninguém dá o que não tem, muitos dos pais que não são presentes na educação dos seus filhos, também não receberam esse cuidado quando crianças. Se queremos relacionamentos diferentes precisamos ensinar isso. É exatamente essa a proposta do Programa P”, explicou.

A coordenadora estadual do PIM, Carolina Drügg, observou que ao abraçar o desafio de desenvolver o Programa P no âmbito do PIM, o Município oportunizou que o programa concebesse novas possibilidades de atuação, ressignificando o papel do pai em sua metodologia. “É a partir do exemplo exitoso de Caxias do Sul que o Governo do Estado está desenhando uma proposta para multiplicar a prática para outros municípios. A apresentação da experiência no Seminário Estadual mobilizou as mais de 40 cidades presentes, demonstrando que, com sensibilidade e comprometimento, é possível avançarmos na qualificação do PIM e Programa Criança Feliz, que hoje alcançam cerca de 22 mil indivíduos no estado”, informou.

A coordenadora Walesca Molardi afirmou que a experiência foi muito positiva. “Faz um ano, em setembro, que Caxias do Sul desenvolve essas ações e já absorvemos muito bem o sentido da proposta do Programa P. A apresentação das práticas nos fez ver isso, que já absorvemos o propósito e estamos repassando às famílias”, comemorou. O seminário teve como objetivo ampliar e unir as potencialidades do PIM e do projeto Pré-natal do Pai/Parceiro, otimizando as atividades das iniciativas implementadas junto a famílias no Rio Grande do Sul e fomentar a reflexão sobre o tema.