Encontrão encerra capacitação da Escuta Especializada

A ação contemplou 305 participantes, com três turmas de trabalhadores do SUAS da rede estatal e não-estatal de Caxias do Sul.

Na última terça-feira (18/10) aconteceu o encerramento da 1ª Capacitação sobre Escuta Especializada e sua aplicação no Sistema Único de Assistência Social SUAS), Lei nº 13.431, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A formação, com carga horária de 12h/aula foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Assistência Social (NEPAS)da FAS.

Os trabalhos foram conduzidos pelas diretoras da FAS, do administrativo, Geórgia Ramos Tomasi, psicóloga e advogada de formação, e da Gestão do SUAS, Ana Maria Franchi Pincolini, psicóloga, com mestrado na temática, ambas integrantes do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Criança e Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência, criado pelo decreto nº 21.720, de 9 de setembro de 2021, que operacionaliza a aplicação da legislação no Município. O órgão ainda tem representantes dos Conselhos Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Criança e do Adolescente, e das Secretarias da Saúde, Segurança Pública e Proteção Social e da Educação. A primeira ação do comitê foi promover um ciclo de lives sobre escuta especializada, em setembro de 2021, disponibilizado no canal do youtube da SMED Eventos.

A diretora Ana Maria Pincolini refletiu a importância de abordar o assunto. “Essa legislação exige que a gente repense o modo como escutamos crianças e adolescentes em situação de violência e como lidamos com essas informações dentro de um fluxo pactuado com a rede”, ressalta.

Para a diretora Geórgia, a realização da atividade reflete em ganhos positivos para as políticas públicas executadas no nosso município e, principalmente, para as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. “Acredito que a capacitação cumpriu com o seu objetivo principal, de possibilitar um espaço para que os participantes compreendessem a escuta especializada nos moldes da Lei 13.431/2017 e do Decreto nº 9.603/18 e como operacionalizar sua implementação no âmbito da Assistência Social. A disponibilidade dos trabalhadores do SUAS em participar da capacitação reflete o comprometimento que nossa rede tem em prol da qualificação dos atendimentos e encaminhamentos”, finaliza.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira relata que o município pretende dar continuidade às formações no próximo ano. “Essa foi a primeira capacitação presencial sobre a escuta especializada, de outras que pretendemos fazer. Oportunizar capacitação continuada é um dos grande objetivos desta gestão. Esta capacitação, em especial, além de trazer uma temática de extrema importância, conduz o fazer de quem trabalha com criança e adolescente”, ressalta.