Projeto em parceria com a FAS certifica jovens do programa de acolhimento da instituição

Durante três meses, 11 jovens receberam instruções para a vida por meio do projeto Ser Mais

A noite de quinta-feira (27/10) foi marcada por muita emoção na entrega dos certificados da conclusão de capacitação de 11 jovens acolhidos pela Fundação de Assistência Social (FAS). O projeto Ser Mais, criado por Graciela Stefan e que conta com a parceria da (FAS), consiste em capacitar e inserir no mercado de trabalho de forma competitiva jovens vinculados aos serviços de acolhimento da instituição, que estão próximos de completar a maioridade. O Ser Mais instruiu e orientou os 11 jovens desta edição quanto a gestão dos recursos financeiros e atividades que desenvolveram competências próprias e incentivaram a realização de sonhos e desejos.

O acolhimento institucional é entendido como a última medida protetiva a ser efetivada quando todas as tentativas de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, por meio da rede socioassistencial, são esgotadas. Ele tem o propósito de abrigar crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de maus-tratos, abuso sexual e negligência, entre outros. É uma medida prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente pela lei nº 8.069/90.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, lembrou que a política de assistência social lida com as mais profundas vulnerabilidades de vidas, sendo que o que aconteceu com elas não é possível mudar em suas histórias, mas é possível dar-lhes um novo futuro. “Como é bom ver vossos rostos cheio de autoconhecimento e saber que vocês estão prontos para ir em busca de vosso protagonismo profissional. Minha gratidão à equipe da FAS e às parcerias deste projeto que cuidaram destes jovens e, principalmente, minha gratidão a eles por nos acolherem também. Juntos somos o Sistema Único de Assistência Social de Caxias do Sul”, comentou a presidente.

O prefeito Adiló Didomenico, emocionado, compartilhou com os jovens sua história de vida quando chegou a Caxias do Sul e se colocou à disposição para ajudá-los no que for necessário. “Em situações diferentes, eu me enxergo em vocês. Quando cheguei na cidade, não tinha ninguém para olhar por mim. Felizmente, vocês têm muitas almas boas zelando por todos e o que vocês aprenderam nesse projeto levarão para a vida”, comentou o prefeito.

Também estiveram presentes na entrega dos certificados a vice-prefeita Paula Ioris, a presidente da Associação Jesus Senhor, Ângela Maria de Souza Paes; a diretora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Franciele Rosso; a diretora do Núcleo de Acolhimento Institucional e Familiar, Ingrid Bays; a coordenadora do Programa Apadrinhe, Carolina Scur Bisi; as coordenadoras das Casas Lares Jesus Senhor, Elaine Costamilan; Anjos da Guarda, Adriana Borges Vieira; e Lar de Anjos I, Suélen Soares da Rosa; e os ministrantes do projeto, Graciela Stefan, Cacia Portal, Sonia Girardi, Cassiana de Souza, Roberto Luis Kehl e Elói Dal Bello.