Assistência Social de Caxias do Sul é referência para municípios gaúchos

A Fundação recepcionou representantes de Guaíba e Lajeado, que vieram a Caxias conhecer serviços e compartilhar conhecimento

Na última quarta-feira a direção da FAS recebeu a visita de dois municípios, com o objetivo de trocar experiências e conhecer o trabalho da vigilância socioassistencial e também um serviço de Centro Dia para idosos.

Na parte da manhã. a comitiva de Guaíba, composta pela vice-prefeita Cláudia Jardim, pelo secretário de Assistência Social, Norberto J. Guimarães e pela coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabiane Belini, visitaram o Centro Dia Capuchinhos (CCC), realizado com repasse de recursos da FAS e executado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Mão Amiga, para futura implementação do serviço em sua cidade. “Achamos uma visita extremante proveitosa e com um aprendizado excelente. Temos uma necessidade muito grande de termos um serviço destes em nosso município e certamente a visita ao CCC nos ensinou muito para que possamos concretizar esta ação. A recepção da FAS na pessoa da diretora Cristiane e do CCC, na pessoa da Franciane foi maravilhosa, nos sentimos muito acolhidos” ressalta o secretário Norberto.

A equipe foi acompanhada pela diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da FAS, Cristiane Oliboni e pela coordenadora do CCC, Franciane Rocha.

Também acompanharam a visita a responsável técnica da Secretaria de Assistência Social de Guaíba, Luiza Hoff, e a assessora da vice prefeita daquele município, Elisa Maia.

Na parte da tarde, foi a vez da representante do município de Lajeado, Leila Rodrigues Ponciano, assistente social e técnica responsável pela vigilância socioassistencial na Secretaria de Desenvolvimento Social conhecer a Vigilância Socioassistencial, vinculada à Diretora de Gestão do Suas, na FAS. Leila foi recebida pela diretora Ana Maria Franchi Pincolini e conta que a troca de informações é fundamental, pois abre perspectiva e proporciona reflexões sobre como o Suas funciona em outros municípios. A assistente social resolveu marcar a visita após encontrar na internet o informativo técnico “A Fas em Números”, publicado pela FAS, no fim de 2021. “Comecei a trabalhar na vigilância esse ano, e essa função do SUAS está implantando em Lajeado desde 2019, ou seja, é recente, então pesquisei sobre municípios que estivessem com a vigilância consolidada, e encontrei o informativo, fiquei maravilhada com a riqueza do material”, explica.

“Na visita a ideia que tinha sobre uma vigilância que consegue atingir os propósitos postos pelas normativas se confirmou. Claro que no SUAS nada está pronto, ele construído no dia a dia, mas com certeza a caminhada da vigilância de Caxias é inspiradora”, finaliza.