Coordenaria do Idoso passa a integrar Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social

Mudança permitirá que tema seja tratado de forma intersetorial

A Coordenadoria do Idoso, que era parte integrante da FAS, passa agora a fazer parte da estrutura da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SSPPS). O prefeito Adiló Didomenico sancionou nesta terça (10) a lei que estabelece a mudança, alterando a lei 7.636/2013, que instituiu a Política Municipal do Idoso e criou a coordenadoria, e a lei 7.346/2011, que criou o Fundo Municipal do Idoso. Desse modo, a gestão e a operacionalização da Coordenadoria e do Fundo passam para a Segurança. O Conselho Municipal do Idoso é favorável à alteração.

Segundo o prefeito, a mudança visa dar maior atenção aos idosos em vulnerabilidade e também assistência aos casos de violência contra o idoso. “As políticas municipais voltadas à prevenção, à promoção, à proteção e à defesa dos direitos da pessoa idosa não se resumem à assistência social. Nesse sentido, a reorganização administrativa ora empreendida tem o objetivo de centralizar a Coordenadoria em uma secretaria que trabalhe de modo intersetorial, envolvendo o amplo leque de políticas públicas que devem ser fomentadas em benefício da pessoa idosa”, explicou Adiló.

A presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira, reforçou a importância estrutural da mudança.

O titular da SSPPS, Paulo Roberto Rosa da Silva, agradeceu à equipe da FAS pelo trabalho e por seguir dando suporte à Segurança durante esse período de transição.

“É um aprendizado, estamos estruturando. Espero fazermos um trabalho à altura do que foi feito até hoje pela FAS”.

Também estavam presentes na sanção a secretária de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, a representante do Conselho do Idoso, Rejane Polidoro, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós, o líder de governo, vereador Velocino Uez, e equipe da FAS.