SCFV Criança Feliz recebe mais de 80 unidades do novo Estatuto da Criança e do Adolescente

A fim de melhorar a educação das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Criança Feliz, foram entregues 88 cópias do novo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A entrega foi feita nesta terça-feira (20/02), pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Elírci Ana Wirczorek, e a presidente de honra do CMAS Marli Mandelli e representando a editora Paulus, a supervisora Simone Venz.

O estatuto define que as crianças e adolescentes demandam proteção integral e prioritária pela família, sociedade e estado. O ECA prevê a proteção, responsabilidade da ação ou omissão de violação e a aplicação dos instrumentos para garantia dos direitos através da integração dos órgãos e instituições públicas e entidades da sociedade civil.

Segundo a gerente administrativa, Cibele da Rosa, “com esses livros, trabalhar a questão do ECA vai facilitar muito o entendimento dos adolescentes, principalmente o que tem previsto no estatuto, não só nas coisas boas, mas também nas obrigações que eles tem perante a sociedade”.

Após a entrega, Cibele coordenou uma visita pela Associação. A estrutura do Criança Feliz, mantida por recursos repassados pela Fundação de Assistência Social (FAS), atende mensalmente 260 jovens em vulnerabilidade social. Nos turnos da manhã e tarde, as crianças e adolescentes desenvolvem atividades que fortalecem relacionamentos saudáveis e melhoram a qualidade de vida.

A gerente destaca que “o desafio é ser mais atrativo que a rua”. Ao final da visita, foram entregues para o CMAS, Editora Paulus e FAS peças de artesanato feitas pelos adolescentes.

Entre as atividades estão oficinas de arte, cultura e educação. Lá dentro, se encontram alunos em atividades de croché, artesanato, dança, canto, culinária e exercícios físicos. A vasta estrutura conta com cinco salas de aula, biblioteca, sala de atividades, de música, laboratório de informática, duas cozinhas, refeitório, parquinho e um pátio com quadra de esportes.

Fotos: Lucas Munaretti.