Programa Emancipar: Prefeitura renova convênio com o Estado

A Prefeitura de Caxias do Sul assinou nesta quinta-feira (23) o Termo de Adesão do Município ao Programa Emancipar – Todo Mundo é Cidadão. Com a assinatura do Termo, Caxias renova a participação no programa, que ocorre na cidade desde meados de 2008. O Emancipar beneficia 227 famílias do bairro Villa Lobos.
A solenidade ocorreu no Anfiteatro da Câmara de Vereadores, onde estavam presentes o Secretário Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social Fernando Shüler, da Primeira-dama Maria Helena Sartori, o Procurador Geral do Município Lauri Romário Silva, a presidente da Fundação de Assistência Social Maria de Loures Grison, o vice-presidente da Câmara de Vereadores Harty Moisés Paese, demais secretários, vereadores e representantes de diversas entidades parceiras do Programa, incluindo poder público e iniciativa privada.
Também nesta quinta, novos municípios aderiram ao programa estadual. Foram ratificadas as parcerias e houve um workshop de resultados e diretrizes estratégicas. Além de Caxias do Sul, os municípios de Carazinho, Lagoa Vermelha, São Francisco de Paula, Soledade, Canela, Passo Fundo e Vacaria participaram do evento.
Após a assinatura do Termo de Adesão, a primeira-dama Maria Helena Sartori destacou a experiência positiva do bairro Villa Lobos, onde o programa viabiliza melhorias habitacionais, de infraestrutura e saneamento básico, além de proporcionar a inclusão social através da capacitação profissional. “Essa luta para que as pessoas se qualifiquem para nós é muito importante. A parceria na área social é uma marca muito forte, pois é por meio dela que conseguimos transformar a realidade das pessoas”, salientou.
Para o secretário estadual, as prefeituras têm papel indispensável na realização do Programa. Fernando Shüler também reafirmou que a Secretaria Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social está à disposição dos municípios que aderiram ao Emancipar. “O segredo é ter criatividade para buscar parcerias e bons projetos que contemplem a captação de recursos. Vamos focalizar nossos esforços para atender as demandas elencadas como prioridade pelas comunidades. Também faremos o uso intensivo da Lei de Solidariedade”, destacou.
Durante a solenidade, a Secretaria Estadual da Cultura realizou a doação de um Posto de Leitura, para a criação da Biblioteca Itinerante do bairro Villa Lobos.
O Programa Emancipar/RS tem como objetivo romper vínculos de dependência a programas estatais de transferência de renda e contribuir para a diminuição da exclusão social, de forma articulada, organizada, potencializando as forças vivas de cada comunidade.

foto: Cristofer Giacomet