Prefeitura promove palestra sobre Pedagogia-Presença: uma educação de inclusão

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria de Educação (SMED) e da Fundação de Assistência Social (FAS), em parceria com o Colégio São José e a Pastoral de Apoio aos Toxicômanos Nova Aurora (PATNA) promoveu nos dias 27 e 28 de abril, a palestra Pedagogia-Presença: uma educação de inclusão, ministrada por Renato Chiera.
Nesta segunda-feira, o Prefeito José Ivo Sartori participou da abertura do evento, no Teatro Pedro Parenti. Na ocasião, Sartori destacou a importância do encontro, que contribui na preparação técnica e profissional dos educadores. “Não se faz política social sem pessoas. Os professores e educadores sociais são um pouco de tudo, ora mães, ora pais e até mesmo conselheiros. Mas acima de tudo devem ser amigos. E é essa capacidade de tolerância, superação e envolvimento que deve ser desenvolvida. Essa é a inclusão que se faz, de forma parceira com todos”.
O evento, destinado aos profissionais da rede socioassistencial e da rede de educacional do município, visa motivá-los a uma educação baseada no amor com limites e numa presença acolhedora.
Chiera é autor do livro Presença – Contribuições para um educação de inclusão. A obra retrata a experiência do autor na Casa do Menor São Miguel do Arcanjo e a luta na cicatrização da ferida da exclusão social vivida por estes meninos. Relata ainda que o maior drama destes garotos é a sucessão de ausências, sintetizadas na falta de amor. Propondo assim, uma pedagogia presença, a fim de proporcionar a essas crianças a capacidade de sentirem-se amados, de amarem-se a si mesmos e de amarem os outros.