COM A NOVA LOCALIZAÇÃO, CRAS LESTE PASSA ATENDER TAMBÉM O INTERIOR DO MUNICÍPIO

O Prefeito Alceu Barbosa Velho inaugurou na tarde desta quinta-feira (08.05) as novas instalações do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Leste, na rua Oberdan Cavinato, 158, bairro De Lazzer. Com a mudança de endereço, a equipe do CRAS amplia o atendimento de nove para 57 bairros e localidades também do interior do Município (confira os locais abaixo).

A nova casa, alugada pelo Município, conta com salas de equipe técnica, sala de coordenação, sala multidisciplinar, copa, cozinha, lavanderia, banheiros e uma ampla garagem, que será utilizada para os grupos de convivência. O CRAS Leste, que iniciou suas atividades em 2009, atendia no bairro Serrano, no prédio do antigo Centro Social Urbano, de propriedade do Estado, que solicitou novamente a posse do imóvel. A média de atendimentos era de 180 pessoas por mês.

O Centro de Referência de Assistência Social é responsável pela organização e oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica, com o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições. O CRAS também trabalha para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos de cidadania. “Este é um momento especial, muito esperado por toda a equipe. Acreditamos que aqui as pessoas terão a proteção básica e afetiva, não precisando utilizar os serviços de alta e média complexidade do Município. Também queremos trazer as famílias para este local, agora apropriado para isto. Elas também serão acolhidas, atendidas e encaminhadas aos serviços especializados, entretanto, precisam trilhar seus caminhos e seguir seus próprios horizontes”, explicou a coordenadora do CRAS Leste, Edione Mores, comunicando a todos que o atendimento no interior é feito nas segundas-feiras nas próprias comunidades.

A presidente da Fundação de Assistência Social (FAS) apresentou a equipe aos presentes, destacando a qualificação profissional e o interesse pela assistência social de todos os servidores que trabalham na nova casa. “Eles acreditaram, tiveram paciência e hoje temos uma nova estrutura com uma equipe de 12 pessoas com o dom do atendimento social. O trabalho no interior era uma lacuna que faltava e que agora podemos atender”, destacou Marlês Andreazza.

O Prefeito cumprimentou a todos e falou da transformação necessária para melhorar os serviços públicos. “Priorizamos algumas coisas como em nossa casa, mas com calma conseguimos atender e fazer coisas para melhorar a qualificação do atendimento ao público. Cabe a nós acolher a todos que necessitam e que, apesar de enfrentarem problemas por diversos motivos, consigam melhorar o seu destino. Sabemos da importância do papel da área social e estamos sempre pensando na qualidade de vida dessas pessoas. Agora, o trabalho dessa equipe é unir a família. Sem a família ao nosso lado sempre fica mais difícil”, afirmou na ocasião.

O CRAS Leste abrange as seguintes localidades: Água Azul de Santa Lúcia, Nossa Senhora Aparecida, Agudo, Fundos do Agudo, Nossa Senhora das Graças de Ana Rech, Palanquinho, Bevilácqua, Parada Cristal, Boca da Serra, Pessegueiro, Capivari, Presidente Vargas, Carapiaí, Dom Pedro II, Caravaggio, Rincão das Flores, Castelo, Saint Ettiene, Cooperativa Habitacional Chaimar, Santa Bárbara de Ana Rech, Cooperativa Marianinha de Queiroz, Santa Catarina, Criúva, Santa Lúcia do Piaí, Dalanhos, Santo Antônio de Criúva, De Lazzer, Santo Omo Bom, De Lazzer II, São Braz, Diamantino, São Ciro, Fazenda Souza, São Cristóvão, Flor do Campo, São Francisquinho, Interlagos, São João, Jardim Adorado, São Jorge da Mulada, Jardim da Colina, São Roque, Jardim das Hortênsias, Século XX, Jardim das Hortênsias II, Serrano, Jardim Eldorado, Tunas Altas, Jardim Iracema, Vila Oliva, Loteamento Alpes Verdes, Vila Seca, Loteamento Balardin, Zona Lize, Vale Verde, Mariland, Marmeleiro.

A cerimônia de inauguração do CRAS Leste contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo, do secretário Francisco Spiandorello, da diretora da Guarda Municipal, Raquel Dessoti, dos diretores da FAS, do representante da Codeca, Milton Balbinotti e do coordenador distrital, Jones Pedó, além dos moradores e comunidade já atendida pelo CRAS.