PREFEITURA PROMOVE PEÇA TEATRAL PARA MAIS DE 700 CRIANÇAS E ADOLESCENTES

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), e a Rede de Atenção à Criança e Adolescente Rede (RECRIA), promoveu nesta quarta-feira (21-05) a peça teatral “Vim Ver Maria”, interpretada pelo grupo teatral “Soarte”, de Ourinhos/SP. O espetáculo foi apresentado no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, em duas sessões, às 9h30min e às 14h30min, com a participação de mais de 700 crianças e adolescentes atendidas na rede socioassistencial do Município.

A peça teve como objetivo orientar crianças e adolescentes de forma lúdica, como forma de identificar precocemente abusos e violência sexual e gerar atitudes de autoproteção. A iniciativa é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração da Criança e Adolescente, celebrado em 18 maio, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura.

“Vim ver Maria” mostra a convivência de uma família, em que Maria, filha mais nova, é vítima de abuso sexual dentro de casa, causado pelo tio que cuida da menina na ausência dos pais. Dentro dessa narrativa, o grupo desenvolve algumas situações e sentimentos que a criança vive quando passa por essa situação, como o medo, a vergonha e, em seguida, as atitudes que a levará a enfrentar a situação e denunciá-la. A peça se propõe a mostrar essa realidade à criança, de maneira direta e com humor, orientando-a sobre o tema.

Estavam presentes no evento a presidente da FAS, Marlês Andreazza, a presidente do COMDICA, Vera Lúcia Paz Piccolli, e as diretoras de Proteção Social Básica, Alda Lundgren, e de Proteção Social Especial, Inez Soso, além de educadores, crianças e adolescentes da rede socioassistencial.