PREFEITO ASSINA ORDEM DE INÍCIO DO CRAS PLANALTO

Ao reassumir o cargo, após participar de Seminário Internacional de Administração na Alemanha, o Prefeito Alceu Barbosa Velho assinou na segunda-feira (16.06) a ordem de início da construção do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) região Planalto. O ato ocorreu no gabinete na presença do Chefe de Gabinete, Edson Nespolo, da presidente da Fundação de Assistência Social, Marlês Andreazza e da diretora Alda Ludgren, do secretário do Planejamento, Gilberto Boschetti e do representante da empresa Dase Construções Ltda., vencedora da licitação.

O CRAS Planalto terá 165,30 m² de área e será construído na rua Olímpio dos Reis, no bairro Planalto, num investimento superior a R$ 300 mil. “Este será o sexto CRAS de Caxias do Sul, a exemplo dos bairros De Lazer, Esplanada, Santa Fé, Centro e Reolon”, informa Marlês Andreazza.
O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica. Objetiva prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
As formas de acessar o serviço são por procura espontânea; por busca ativa; por encaminhamento da rede socioassistencial e por encaminhamento das demais políticas públicas. O público-alvo são famílias e indivíduos em vulnerabilidades sociais, cujos vínculos familiares e comunitários não estejam rompidos, sendo prioritário o atendimento de famílias beneficiárias ou perfil PBF (renda percapita até ¼ do salário mínimo); beneficiários do BPC (idoso e PCD) e famílias cadastradas ou perfil Cadastro Único renda percapita até meio salário mínimo). O CRAS Planalto deve ficar pronto em 180 dias.