Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o aniversário de Caxias e o abraço coletivo da Campanha “Quem ama o idoso cuida”

A Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com diversas entidades, promove desde o início do mês uma série de eventos alusivos ao aniversário de Caxias. O ápice da comemoração foi a partilha do bolo de 124 metros, referente aos 124 anos da cidade na Praça Dante Alighieri. A atividade realizada na quarta (18-06) reuniu cerca de 3 mil pessoas. Participaram também o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a primeira-dama Alexandra Baldisserotto, a Rainha da Festa da Uva, Giovana Crosa, secretários municipais, vereadores, subprefeitos, deputados, representantes de entidades parceiras como as rádios São Francisco e MaisNova FM, entre outros.
Caxienses de todas as idades lotaram a praça para participar do evento, mas antes do tão esperado “Parabéns a Você e a distribuição do bolo gigante”, a Coordenadoria Municipal do Idoso promoveu o lançamento da campanha “Quem ama o idoso, cuida!”, no Dia Municipal do Idoso, distribuindo materiais explicativos e adesivando os presentes. Os idosos portavam cartazes que externavam seus desejos de cuidado e amor.
A titular da Coordenadoria, Raquel Tsuruzono, agradeceu a presença dos grupos de convivência, e o empenho de todos os envolvidos, além do trabalho em conjunto com o Prefeito Alceu, que não mediu esforços para aprovar a criação da Coordenadoria do Idoso em 2013. “Precisamos respeitar todas as gerações, gêneros e membros das famílias”, destacou.
Após o abraço coletivo dos participantes dos grupos de convivência da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, as autoridades e a comunidade prestigiaram o Hino de Caxias, cantado pelo músico Nelsinho, no Largo da Praça, onde estava localizado o bolo de aniversário.
O Prefeito Alceu fez um agradecimento especial às senhoras do Clube de Mães do Bairro Rio Branco pela confecção do bolo, por “colocarem à mão na massa. Destacou que esta comemoração é digna de celebração do trabalho, do esforço e da dedicação de cada caxiense que desde 1875 colaborou na construção da cidade. “Somos a cidade com o primeiro PIB do interior do Estado do Rio Grande do Sul, também somos líderes em número de habitantes e eleitores”, lembrou. O Prefeito destacou também a importância da comemoração do aniversário de Caxias no Dia Municipal do Idoso. “O sucesso de Caxias se dá pela união das famílias residentes, são 124 anos ligados diretamente à família. “É necessário que atitudes violentas contra idosos sejam denunciadas e que isto suma de nossa cidade. É inadmissível! O bem sempre prevalecerá contra o mal”, enfatizou.
Ainda na solenidade, o Frei Jaime Bettega transmitiu uma mensagem e o Bispo Diocesano Dom Alessandro Ruffinoni deu a bênção à cidade e seus habitantes.
A Guarda Municipal se fez presente no evento com agentes efetuando a segurança do local e com o mascote Chokito que fez a alegria das crianças. O Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria Municipal da Saúde, esteve presente com 50 servidores e uma tenda onde confeccionaram animais de balão para as crianças, e também divulgaram seu trabalho com materiais explicativos, atividade integrante das comemorações dos nove anos do PIM.
Apoiaram esta atividade na praça Dante a Catedral Diocesana, Clube de Mães Rio Branco, CODECA, SAMAE, Hyva do Brasil, Paróquia do Desvio Rizzo, Secretaria de Obras e Serviços Públicos (iluminação), Coordenadoria Distrital e Subprefeitura do Desvio Rizzo, Secretaria da Cultura – Unidade de Arte e Cultura, Secretaria da Saúde, Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobiidade, Secretaria do Esporte e Lazer, Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria da Habitação. Foram patrocinadores Câmara de Vereadores, Lojas Colombo, UCS e Visate.
A programação do aniversário da cidade, que se estende até o final do mês, pode ser conferida no www.caxias.rs.gov.br.