Troca Solidária completa cinco anos nesta sexta-feira

Ao completar cinco anos de atividades, neste dia 20 de junho, o Troca Solidária está consolidado em Caxias do Sul. Para comemorar a data, será realizada uma atividade especial, no sábado (21/06), no Bairro 1º de Maio, na rua Giácomo Capeletti, às 10h30min, em frente ao Centro Comunitário. Atualmente, o programa registra a marca de mais 2.550 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos, em troca de 640 toneladas de alimentos, colocando à mesa de aproximadamente 73 mil famílias alimentos de qualidade provenientes de produtores locais. 
O Troca Solidária garante que pessoas possam trocar quatro quilos de resíduo seletivo por um quilo de alimento e atende 16 regiões – oito a cada semana -, sempre aos sábados. 
O Programa Troca Solidária foi idealizado após uma ação da CODECA realizada na Vila Esperança (região do Rizzo), em 2006. À época, a realidade era de um grande volume de resíduos depositados em local de difícil acesso. Foi avaliada a situação e constatado que em outros locais também havia o mesmo problema. Então, foi pensada uma forma de estimular as pessoas a não descartarem os resíduos de forma inadequada, evitando assim o acúmulo de material no meio ambiente. Surgiu a ideia de se criar um sistema permanente de coleta desses resíduos: o programa Troca Solidária. 
O Troca Solidária é uma iniciativa da Prefeitura, desenvolvido pela CODECA em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Fundação de Assistência Social (FAS).
Um programa em que todos são beneficiados: famílias, associações de recicladores, agricultores e , principalmente, o meio ambiente. O material seletivo recolhido é destinado gratuitamente às associações de recicladores de Caxias do Sul.
HISTÓRIA
20 de junho de 2009: Cânyon, Monte Carmelo, Planalto e Kayser.
Em 1º de agosto de 2009: Fátima Baixo, Conquista, Villa-Lobos e 1º de Maio.
Em 3 de dezembro de 2011: o programa foi ampliado nas seguintes regiões:
1-Região Beltrão;
2-Região Reolon – Lot. Vale da Esperança;
3-Região Mariani;
4-Região Rizzo – Lot. São Gabriel;
5-Região Centenário II;
6-Região São Vicente;
7-Região Bairro Vitória;
8-Região do Portinari.
O RECONHECIMENTO: O Troca Solidária recebeu no ano de 2011 o Certificado de Reconhecimento na 10ª edição do Prêmio Gestor Público, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec). A premiação ocorreu no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.