Inauguradas novas instalações da Casa de Acolhimento Recanto Amigo

O Prefeito Alceu Barbosa Velho descerrou a placa inaugural das novas instalações da Casa de Acolhimento Recanto Amigo, localizada na rua João Barbisan, 79, bairro Kayser, na manhã desta quinta-feira (31-07). Participaram do ato com o Prefeito, a presidente da Fundação de Assistência Social, Marlês Andreazza, o Frei Jaime Bettega da Associação Literária São Boaventura e o coordenador da Casa, Marcelo Salib.
A Casa Recanto Amigo se destina ao acolhimento institucional de crianças e adolescentes sob medida de proteção e em situação de risco pessoal e social, cujas famílias ou responsáveis encontram-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção.  A capacidade total de atendimento é de 20 crianças/adolescentes.
Marcelo Salib lembrou de sua trajetório no Recanto Amigo desde 2007 e saudou os presentes. “Este é um momento de festa, quero dizer que se chegamos aqui é porque não caminhamos sozinhos. Agradeço de coração a todos os que colaboraram, equipe técnica, poder público e principalmente ao meus ‘pequenos grandes filhos’, as crianças e adolescentes desta casa”, disse o coordenadora da Casa.
A presidente da FAS reforçou que os adolescentes mereciam esse novo espaço. “Agradeço também a todos que trabalharam e trabalham nesse projeto, este espaço trará muitas alegrias. Obrigada a todos que estenderam as sua mãos para esse bem maior”, disse Marlês Andreazza.
O Prefeito Alceu destacou as diversas parcerias com as instituições dos Freis Capuchinhos e como isso tem evoluído os projetos socioassistenciais. “Essa parceria é sinônimo de que estamos no caminho certo, é só contabilizar as inúmeras ações que estamos desenvolvendo juntos, desempenhando esse papel solidário de estender as mãos aos que mais necessitam como muita dedicação e empenho”, afirmou.
Após a benção do Frei Jaime Bettega, o jovem Bruno leu uma mensagem de agradecimento, em nome de todas as crianças atendidas no local. “As pessoas geralmente acham que o abrigo é um lugar ruim, mas podemos afirmar que ele nos ajudou muito. Antes de virmos para o Recanto Amigo, todos nós tínhamos uma vida muito difícil e acreditávamos que isso não mudaria. Mas aqui aprendemos que é possível mudar. O Recanto Amigo está sendo ótimo na nossa caminhada. Apesar de estarmos longe das nossas famílias, gostamos muito de estar aqui, pois temos muito a aprender com os educadores. E por mais difícil que seja, acreditamos que graças a este lugar, muita coisa vai mudar em nossas vidas. Desde que chegamos aqui, percebemos que os educadores podem e querem nos ajudar muito. Sentimos que muitas vezes eles gostam mais da gente que a nossa própria família, pois são eles, os educadores, que estão ao nosso lado nos momentos bons e difíceis. São eles que nos orientam, que chamam a atenção quando é preciso. São eles que deixam suas próprias famílias de lado pra cuidar de nós todos os dias e noites. No abrigo temos tudo o que precisamos: cama, roupas, comida, ensinamentos e esse é com certeza um lugar muito legal. Aqui na casa nova esperamos que todos sejam felizes e que as coisa ruins sejam deixadas pra trás. Que possamos fazer as coisas boas e certas para acrescentar em nossa vida pessoal e social. Agradecemos a Deus por este lugar, a todas as entidades e pessoas que apoiam o Recanto Amigo e que acreditam no trabalho que é feito aqui. E agradecemos especialmente a toda equipe que está diariamente nos auxiliando e fazendo com que possamos chamar o abrigo de nossa casa.”
Acompanharam a inauguração nesta manhã, a primeira-dama Alexandra Baldiserotto, o Juiz da Vara da Infância e Juventude, Leoberto Brancher, o presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Toigo, o representante da Associação Literária Boaventura, José Lagni, o presidente da Editora São Miguel, Álvaro Mores, secretários municipais, freis capuchinhos, diretores e servidores da FAS, representantes de entidades da rede socioassistencial e comunidade do bairro.
Além da Casa de Acolhimento Institucional Recanto Amigo, outras sete casas estão em novas instalações deste o início desta administração: Casa de Passagem São Francisco de Assis, Casa de Acolhimento Institucional Sol Nascente, Casa de Acolhimento Institucional Estrela-Guia, Conselho Tutelar Sul, Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cruzeiro do Sol, Centro Pop Rua e CRAS Leste.