Família parceira do Serviço Famílias Acolhedoras recebe homenagem

Na última semana, a equipe do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora da FAS realizou uma visita domiciliar para agradecer a contribuição de uma família que acolheu uma criança por quase três anos.

Inicialmente, a família acolheu duas irmãs. Com o encaminhamento de uma delas para um familiar, permaneceu acolhendo a irmã mais nova. Durante todo esse período, a família atendeu às demandas das crianças, proporcionando atendimentos de saúde, educação, lazer, entre outros, sempre contando com o auxílio das equipes responsáveis pelo Serviço.

O relato dessa vivência é muito significativo, conforme nos conta Dona Eulália, há 3 anos atuando como família acolhedora. “Foi uma das melhores experiências que tive na minha vida, nada se compara. As pessoas me perguntam se agora, depois de ter vivido tudo isso, eu ainda faria o acolhimento e eu digo com certeza que sim. Sei o quanto foi importante na vida delas e também na nossa, vivemos momentos que vão estar para sempre na nossa memória e no nosso coração, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas no período da pandemia”.

Com a despedida da criança, que foi residir com sua família extensa, a família acolhedora fez uma aproximação, auxiliando a menina a sentir segurança nesse processo e também podendo fazer trocas sobre o que gosta de fazer, suas comidas preferidas, brincadeiras, seus medos…

“Fazer parte da história de vida de uma criança e adolescente transforma o medo de se apegar em amor. É um trabalho social que tem início, meio e fim mas cujo resultado dura para sempre” nos conta a coordenadora do serviço Ingrid Bays.

A FAS segue buscando famílias para oferecer um lar temporário para as mais de duzentas crianças e adolescentes que estão nos abrigos e casas-lares do município.

Para saber mais, entre em contato com o Famílias Acolhedoras, que está localizado na Rua Os Dezoito do Forte, nº 422, Bairro Lourdes, em frente ao prédio da FAS. O atendimento é feito também pelo whatsapp (54) 9 8425.0425 ou (54) 9 9198.6784 e nos endereços virtuais familiaacolhedora@fas.caxias.rs.gov.br e Instagram/Facebook @familiaacolhedoracaxiasdosul