SCFV Flores do CRAS Leste visita SCFV de Antônio Prado

No dia 20 de abril de 2022, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Flores do CRAS Leste visitou o SCFV Alegria de Viver de Antônio Prado. O encontro teve o objetivo de integrar os usuários do Município de Caxias do Sul com os do Município Pradense, a fim de trocarem experiências e vivências.

A recepção foi organizada pela coordenação do SCFV Alegria de Viver, com palestras e trocas de experiências entre os serviços. O serviço Flores do CRAS Leste entregou lembrancinhas às pradenses, confeccionadas pelas próprias integrantes. O encontro promoveu muitas conversas, um chá saboroso e até baile. O SCFV tem como base ampliar a convivência das diferentes culturas e vivências entre os usuários promovendo o desenvolvimento de pertença e de identidade.

“Pioneiramente ampliamos horizontes, com o convívio do SCFV Flores do CRAS Leste com o de SCFV Alegria de Viver de Antônio Prado. Através desse convívio e integração, abriu-se um canal ampliando possibilidades na promoção do desenvolvimento humano, pois cada pessoa vive uma experiência singular, nenhuma história é plenamente igual. E considerando toda a trajetória de vida dos idosos, ao flexibilizar o olhar percebem condições diferentes das suas, contemplam suas vitórias diárias e as conquistas alheias,” complementa Edilene Hullen dos Santos, educadora social do CRAS Leste,.

Os integrantes do serviço também visitaram a cidade, conheceram a cultura e história local, com lindas paisagens, como a gruta natural.

“No Moinho Francescatto, fomos recebidos por Dona Catarina, que nos conduziu e explicou todo processo da moagem do milho em farinha”, destaca Edilene, que em nome do grupo, agradeceu a receptividade do SCFV Pradense, preparando-se para receber a visita dos mesmos em Caxias do Sul.

Atualmente, Antônio Prado possui o maior acervo arquitetônico em local urbano referente à cultura italiana, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A cidade é conhecida também por possuir uma das maiores porcentagens de moradores ítalo-brasileiros do país.