Servidora aposentada da FAS é homenageada no prêmio Mulher Cidadã

Na última terça-feira (12/05), a Câmara de Vereadores foi palco do Prêmio Mulher Cidadã 2015, que homenageou seis mulheres destaques em Caxias do Sul, dentre elas, a assistente social aposentada da FAS, Geni Dotto Ariotti.
Estavam presentes o presidente da Câmara, Flávio Cassina, o vereador Edson da Rosa, a primeira-dama do município e coordenadora de Comunicação, Alexandra Balisserotto, bispo emérito de Caxias, Dom Paulo Moretto, a presidente da FAS, Marlês Andreazza, a coordenadora-geral Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Ivani Lima, diretora de Proteção Especial da FAS, Inez Soso, demais vereadores e convidados das homenageadas.
As seis homenageadas da noite, conforme respectivas categorias, foram: Dolores Machado do Nascimento (Educação); Eda Maria Cousseau Argenta (Profissionalização e Emprego); Geni Dotto Ariotti (Defesa dos Direitos e Combate à Violência contra a Mulher); Gladis Franceschetto Frizzo (Promoção da Participação Política); Izaura Miglioranza Carvalho (Saúde) e Noemia Michelin (Atividade Comunitária).
Na cerimônia, que foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Flavio Cassina, a vereadora Daiane Melo/PMDB fez o pronunciamento em nome do Legislativo. Antes do troféu, o público acompanhou um vídeo com imagens sobre a história de cada uma das homenageadas.
Geni Dotto Ariotti discursou em nome de todas, trazendo dados de violência contra a mulher e elogiando a rede de proteção para a mulher em Caxias do Sul. “Mulheres tenham força, sejam determinadas e nunca percam a resiliência. Não se esqueçam que cinquenta por cento dos habitantes do planetas são mulheres, e os demais cinquenta por cento, filhos de mulheres”, concluiu.
A coordenadora-geral do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Ivani Lima, parabenizou a dedicação e empenho das homenageadas em suas áreas de atuação. “O CONDIM e a população da cidade só tem a agradecer o trabalho de vocês”, disse.
A primeira-dama e coordenadora de Comunicação, Alexandra Baldisserotto, reiterou o agradecimento nome do prefeito. “Obrigada, em nome de toda a administração pública, pelo excelente trabalho que vocês realizam em benefício da comunidade caxiense”, disse.
A cerimônia foi finalizada com uma música cantada pela homenageada Noemia Michelin, que emocionou os presentes.
O prêmio Mulher Cidadã foi instituído em 2004, pelas ex-vereadoras Ana Corso e Geni Peteffi, e passou a ser entregue em 2005. Sendo assim, qualquer entidade, governamental ou não, de âmbito municipal, pode indicar mulheres ao CONDIM, desde que as mesmas desenvolvam atividades relacionadas à promoção e à valorização da mulher. Após as indicações, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher indica para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores as futuras agraciadas. Em seguida, um requerimento é submetido para apreciação e votação dos vereadores, em plenário.