Cadastro Único de Caxias do Sul é referência para cidades gaúchas

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS) e das Secretarias Municipais da Educação (SMED) e Saúde (SMS), apresentou na última quarta-feira (08.07), a experiência do Município na Oficina de Melhores Práticas, promovida pela Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família da Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. A atividade, realizada em Porto Alegre, contou com a participação de 23 Municípios gaúchos.
Durante o evento, Caxias do Sul explanou sobre o trabalho intersetorial e o controle cadastral realizado junto às 10 mil famílias inseridas no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família. A oficina contou, ainda, com palestras do Comitê Intesetorial Estadual do Programa e dos segmentos da saúde e educação, bem como debates, mesa técnica e avaliação de cases.
O Cadastro Único é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. Ele permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da Família.