8ª Mostra Literária premia ganhadores nesta quarta

Durante o evento ocorre o lançamento do livro Recriar Textos, que reúne todos os textos participantes

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Fundação de Assistência Social (FAS) e Rede de Atenção a Criança e ao Adolescente (RECRIA) premia nesta quarta (07/10), no palco central da Feira do Livro, os vencedores da 8ª Mostra Literária.
No total, foram 400 textos inscritos em duas categorias Verso e Prosa, somando 40 destaques, divididos em cinco faixas etárias, dos 6 a 9 anos, dos 10 aos 12 anos, dos 13 aos 16 anos, dos 17 aos 21 anos e a categoria de Educadores. Os textos serão premiados em 1º, 2º e 3º lugar e Menção Honrosa.
Os demais participantes terão seus textos publicados no RECRIAR Textos e alguns textos foram selecionados para os banners expostos na Feira do Livro de Caxias do Sul. A atividade é desenvolvida paras as crianças e adolescentes das entidades da rede socioassistencial de Caxias do Sul e ministra, todos os anos, cursos preparatórios com o objetivo de preparar os educadores como multiplicadores de conhecimento.
O projeto foi desenvolvido em quatro etapas, sendo que a primeira proporcionou aos educadores e oficineiros uma PALESTRA DE ABERTURA COM PROFESSOR MAX HAETINGER COM A PALESTRA “Motivação na Educação”. Na sequencia, os oficineiros participaram do Curso de Formação Literária: “Muitas ideias, várias historias”, no intuito de o PRÁTICAS DIVERSIFICADAS PARA FORMAR LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS. No decorrer da capacitação os educadores iniciaram as atividades com as crianças, adolescentes e jovens com idades entre 6 e 21 anos, despertando o prazer de ler e escrever, possibilitando o acesso a obras literárias e a produção de textos sobre a temática “Muitas ideias, Várias histórias”. Após, as 27 entidades participantes enviaram seus textos que foram julgados por uma comissão literária que premiou os destaques.
aLÉM DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, OS EDUCADORES TAMBÉM PARTICIPARam DO CONCURSO LITERÁRIO, POSSIBILITANDO UM RECONHECIMENTO ÀQUELES QUE DESDE O PRINCÍPIO DESTE PROJETO FORAM OS MULTIPLICADORES DE UM PROCESSO RICO EM APRENDIZAGEM E CULTURA.
Neste ano, o curso de formação contou com Oficina de Sensibilização Criativa; A mediação da leitura e a produção textual como instrumento de humanização; Oficina de criação: escrevendo minicontos; Contar para criar; Carpintaria Literária e Memórias de Leitura: um reencontro com a vida. As oficinas foram ministradas nos meses de março, abril e maio, coordenadas pelos especialistas das áreas da leitura, escrita e artes plásticas, Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso, Oscar Bessi Filho, Adriana Antunes, Elaine Pasquali Cavion, Patrícia Bastian Alberti, Délcio Agliardi e Helô Bacichette.
Já na oitava edição, a realização das Mostras Literárias constitui-se numa ferramenta estratégica de inclusão social e de cidadania que tem revelado vários talentos e reafirmando ano a ano a importância dessa proposta que estimula o exercício dos direitos humanos, da cidadania, o protagonismo e autonomia de crianças, adolescentes e jovens. O resultado do trabalho desenvolvido nas entidades participantes contribuem para o fortalecimento de vínculos, aumento da autoestima e ampliação do conhecimento literário entre todos os envolvidos.
A Mostra Literária da Rede RECRIA é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), e teve o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Associação Criança Feliz, Editora Paulus, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e União das Associações de Bairro (UAB)
Após a cerimônia, acontece a Sessão de autógrafos, no leiturário da Feira do Livro.