COMBATE E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL FORAM TEMAS DE SEMINÁRIO NESTA TERÇA-FEIRA

Na parte da tarde, o público conferiu apresentações artísticas de crianças e adolescentes das entidades da rede socioassistencial

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS) e da Secretaria da Saúde – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra), em parceria com a Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (COMPETI), promoveu nesta terça-feira (27/1), o Seminário Municipal de Combate e Erradicação do Trabalho Infantil, no UCS Teatro.
A atividade teve como objetivo debater e promover reflexões sobre o trabalho infantil, e de como isso afeta o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O seminário contou com a presença de diversos palestrantes e mediação da coordenadora da COMPETI, Miriam Nora.
Estavam presentes, a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho, a secretária de Saúde, Dilma Tessari, a diretora de Proteção Especial de Média e Alta Complexidade da FAS, Inez Soso, a coordenadora da COMPETI, Miriam Nora, painelistas e representantes das entidades da rede socioassitencial de Caxias do Sul. A diretora Inez Soso iniciou sua fala se referindo aos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vivemos em tempos de avanço. O ECA completou este ano 25 anos de existência e sempre primou pelo bem estar das crianças e adolescentes. Este seminário tem como objetivo maior promover o debate desta questão tão delicada, que é o trabalho infantil, que rouba os sonhos e a infância das nossas crianças”?, disse.
A secretária Dilma Tessari saudou a todos e enfatizou a importância do combate ao trabalho infantil. “Parabéns a todos os envolvidos neste trabalho, em especial a equipe do CEREST Serra. É assim, de grão em grão, que seguiremos conquistando bons resultados”, afirmou a titular da Saúde municipal.
A presidente da FAS agradeceu aos presentes em nome do Prefeito Alceu e ressaltou a importância do debate. “Este evento trata de um tema muito delicado, que é o combate ao trabalho infantil. Lugar de criança é na escola, envolvida com sua família e protegida pela sua comunidade. É para isso que toda a administração pública trabalha”, disse Marlês Andreazza.

Na sequência, o seminário abordou temas como Conceitos e dados sobre Trabalho Infantil x atribuições, denúncias e soluções; Atribuições e principais ações do MPT x Denúncias de Trabalho Infantil com a Dra. Mariana Furlan Teixeira, procuradora do Trabalho – MPT; Evasão Escolar x As piores formas de Trabalho Infantil com a Dra. Simone Martini – Promotora da PREDUC; A Infância Comprometida pelas piores formas de Trabalho Infantil com a Dra. Elisa Mattana – Médica do CEREST SERRA; O Investimento na Família frente à erradicação das piores formas de trabalho infantil, com a gerente do CREAS Ana Maria Pincolini; a Aprendizagem Profissional: Solução para a Erradicação do Trabalho Infantil com a coordenadora Denise Brambila, do Programa de Aprendizagem Profissional.

Na parte da tarde, aconteceu a Mostra de Talentos com apresentações de coreografias, peças de teatro, número circense e coral, com a presença de 12 entidades da rede socioassistencial do Município. O público pôde conferir a arte da Associação Criança Feliz, ENCA, SOS VIDA, dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Cruzeiro do Sol, SCFV Jardelino Ramos, Casa dos Adolescentes, SCFV Santo Antônio, Murialdo Santa Fé, Instituto Elisabeta Randon – Florescer, SCFV Casa Brasil, SCFV Murialdo e SCFV Voluntários Sem Fronteiras. O objetivo foi de oportunizar que as crianças e adolescentes mostrassem os projetos que desenvolvem durante o ano.
TRABALHO INFANTIL : O trabalho infantil ainda é um grande problema social e prejudica milhares de crianças no mundo todo. Para combater essa exploração e conscientizar sociedades e governos, em 2002 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 12 de junho como data em memória às vítimas de trabalho infantil. No Brasil, a data foi decretada, pela lei 11.542 de 2007, como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.
Este ano, o Município escolheu o mês de outubro por ser o mês das crianças. Foram confeccionadas placas ilustrativas, que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade, com o propósito de reforçar a campanha contra o trabalho infantil. Além disso, desde o dia 13 de outubro, estão em circulação nos ônibus da Visate, quatro busdoors da campanha.