FAS apresenta dados relativos ao atendimento às pessoas em situação de rua na cidade

Números mostram a importância e o impacto social do Centro Pop Rua e da Abordagem Social no nosso município

Durante o ano de 2023 o Centro Especializado em Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop Rua) e Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) realizaram atendimentos diversos para atender as necessidades das pessoas que se encontram em situação de rua em Caxias do Sul.

Segundo os dados oficiais do Relatório Mensal de Atendimento dos serviços, no total, em todo o ano de 2023, foram realizadas 3033 abordagens sociais, atingindo 830 pessoas em situação de rua.

No centro Pop Rua 2.004 pessoas foram atendidas. Desse contingente, 890 pessoas foram encaminhadas para a confecção de documentos civis como certidão de nascimento, carteira de identidade e CPF. Outras 483 receberam o auxílio passagem para retorno à sua cidade de origem e 49 receberam algum benefício eventual concedido pelo município.

No total, foram 2.834 pessoas atendidas em 2023 no SEAS e Centro Pop Rua, que demandaram mensalmente mais de 3.700 atendimentos, uma vez que uma mesma pessoa requer mais de um atendimento específico.

No mesmo período, foram realizados 2.754 acolhimentos nos três serviços disponíveis, ou seja, uma média de 229 por mês, o que resulta em 32 novos usuários mensalmente(importante ressaltar que uma mesma pessoa pode ter acesso ao serviço mais de uma vez ao longo do ano). Destes usuários, mais de 90% afirmaram possuir algum tipo de dependência química, deficiência ou transtorno mental. No Cadastro Único, por sua vez, 750 pessoas estão referenciadas como em situação de rua.

Cabe salientar que, entre as cidades da Região da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o único município que oferta Serviços Especializados em Assistência Social para a População em situação de rua, realidade que é vivenciada diariamente na sobrecarga dos equipamentos públicos municipais que atendem uma demanda regionalizada.

Desde 2023, a FAS está em conversas com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social solicitando que o Estado intervenha na situação e pactue com os municípios da Serra Gaúcha para que os mesmos tenham equipamentos públicos de acolhimento para pessoas em situação de rua na região.

Os recursos próprios destinados pelo município no ano passado para atendimento a essa população chegaram à casa de 3 milhões. Esse investimento contemplou, inclusive, o aumento de vagas para acolhimento. A quantidade de vagas ofertadas passou de 80 para 120.