Caxias do Sul investe nas futuras gerações

Ações do município já beneficiaram milhares de jovens.

Muito se ouve ou lê que os jovens são o futuro do país. Em Caxias do Sul, mais do que uma frase, isso é uma realidade que se divide em múltiplos projetos desenvolvidos pela administração municipal através de várias secretarias e que chegam a um mesmo destino: qualificar os nossos jovens para garantirmos que no amanhã a nossa cidade continue pujante.

A Secretaria da Cultura, por exemplo, com a Unidade de Artes Cênicas, a Escola Preparatória de Dança e o GentEncena oferecem dezenas de cursos de formação, oficinas e atividades culturais que chegam a todos os bairros da cidade.

Na FAS, o Projeto Ser Jovem Cidadão já formou a quarta turma de jovens aprendizes. Todos oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade, que participam de aulas teóricas e atividades práticas. Vários deles, ao final do período prático, acabam sendo efetivados pelas empresas.

Na Secretaria da Educação, porém, é que se concentra a maior quantidade de projetos voltados a crianças e adolescentes. E é em quantidade mesmo, pois são vários. E, o que é melhor: quantidade com qualidade. Só um deles, o Escola do Amanhã, beneficia aproximadamente 500 alunos, com idade de 14 a 16 anos da rede municipal. Realizado pelo Simecs e outros parceiros, proporciona um aprendizado onde os estudantes aprendem como a indústria realmente funciona e são preparados para trilharem um caminho de sucesso. Ao longo do curso eles vivenciam experiências práticas, visitam indústrias da cidade e conversam com profissionais que lideram o mercado.

Mais importante, porém, do que oferecer atividades paralelas ao currículo escolar, é manter em sala de aula os alunos matriculados. Aí entra em cena o Projeto Eu Conto, Todos Contam, fruto de uma parceria das secretarias da Educação, do Esporte e Lazer, da Cultura, da Agricultura, da Segurança Pública e Proteção Social, além da FAS. A iniciativa busca atenuar o abandono escolar usando como ferramenta ações e estratégias diversificadas para atrair a atenção dos alunos e evitar a evasão. O trabalho foca em 60 alunos de 12 escolas do município.

Outra oportunidade para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento das habilidades profissionais são as vagas para os estágios remunerado e curricular. Na primeira modalidade foram 272 estagiários contratados no ano passado. Já no estágio curricular – que são as aulas práticas necessárias à conclusão do curso – foram 842 alunos beneficiados em 2023. Nesse ano, até agora, esse número já chegou a 293. Na FAS, atualmente, são outros 56 estagiários de ensino médio ou superior realizando o estágio remunerado.

Um destaque especial deve ser dado ao Capacita Caxias. É sabido que o público que tem a partir de 16 anos precisa se qualificar e expandir os seus conhecimentos para ter condições de competir no mercado de trabalho. Mas também é notório que imigrantes e pessoas em vulnerabilidade social que estão nessa faixa etária, além de muitos Micro Empreendedores Individuais, muitas vezes não conseguem ter acesso à qualificação.

Pensando nisso, em parceria com o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, o município criou o Capacita Caxias. Apenas com essa iniciativa, desde outubro de 2022, já foram capacitadas 2.198 pessoas em mais de 120 diferentes cursos, oficinas e treinamentos. Somando tudo, foram mais 3.400 horas de capacitação.

O resultado é tão impactante que rendeu ao município o 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Produtiva.

Por tudo isso, podemos afirmar que em Caxias do Sul a qualificação dos jovens não é feita de projetos, mas de realidades concretas.

Fotos por: Arquivo SMED e Ícaro de Campos