Coordenadoria do Idoso promove encontro “Idoso e Cidadania”

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria Municipal do Idoso, realizou na segunda-feira (15-12), no auditório do Centro Administrativo, a reunião de encerramento da Rede de Proteção ao Idoso. Participaram da atividade a titular da Coordenadoria do Idoso, Eleni Raquel da Silva Tsuruzono, equipe técnica, além de idosos usuários de diferentes serviços de atendimento do Município, para dar seu depoimento quanto aos trabalhos desenvolvidos. O evento “Idoso & Cidadania”, foi promovido pela Fundação de Assistência Social por meio da Coordenadoria do Idoso e apoio do Conselho Municipal do Idoso.

Foram feitos relatos referentes a autoestima, valorização à vida, convivência saudável, que emocionaram os profissionais da área e participantes do evento, sendo retratado, na voz dos idosos, o trabalho realizado em diferentes categorias. Entre eles, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos (SCFV), desenvolvidos pelos Centros de Referência de Assistências Social (CRAS), que foram representados pelos idosos João Silvio Almeida, Vilma da Silva e Zenaide Manoel de Macedo, que agradeceram carinhosamente os profissionais do CRAS e ressaltaram que a participação no grupo propiciou o apoio que necessitavam principalmente em momentos extremos, como após a perda de entes queridos, além de propiciar momentos de lazer e descontração. Nesta mesma categoria, representando as entidades não governamentais, os idosos Diva Maria Vedana Zaccani, Dolores Maria Zerbes Crocoli, Zilba Bernardo Dos Santos, Teresinha Genoefa Borella da Cruz, Geni Terezinha Perera, Ivone Milesi, demonstraram a grande satisfação de fazerem parte destes serviços, e ressaltaram a importância de ampliar as atividades educativas intergeracionais, como uma forma de conscientizar e ampliar o conhecimento sobre o envelhecimento.
Na modalidade Centro Dia o Senhor Assis Trentin da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso – SCAN, relatou a experiência de aprender a ler e escrever após uma vida com muitos limites impostos pelo analfabetismo. Sr. Assis destacou ainda, que a participação no Centro Dia lhe proporcionou uma grande mudança em sua vida, pois antes sentia-se sozinho, atualmente consegue ler, escrever e conviver com os demais idosos que frequentam a SCAN. A Senhora Ivone Milesi que participa do Centro de Convivência Capuchinhos, destaca que o serviço é de suma importância para a vida dos idosos, pois proporciona a convivência e uma atividade prazerosa para quem não tinha nenhuma atividade de lazer e ocupação.
No atendimento domiciliado prestado pela Pastoral do Idoso, a Senhora Ana Mari, idosa e responsável pela formação de líderes da pastoral do idoso, relatou o importante trabalho realizado nos bairros em que a Pastoral do Idoso atua. São mais de mil idosos que recebem visitas de líderes da pastoral que os confortam em momento de fragilidade, dentre os assistidos, está a idosa “garota propaganda” que, com 104 anos, ainda participa das atividades promovidas pela entidade. A Idosa Rosa de Brito Rodrigues, com seu singelo depoimento, agradece toda a equipe do Lar da Velhice São Francisco de Assis pelo empenho e dedicação com que atendem aos idosos abrigados no Lar. A senhora Neusa Frasson, que é usuária dos grupos de convivência da SMEL, citou o seu exemplo de vida e persistência para todos. Após passar por sérios problemas de saúde, não deixou-se abater, resolver encarar os problemas de frente e buscou alternativas para trazer novamente significado à sua vida, nos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL). Muito feliz, declara o quanto a dança educativa sênior traz qualidade de vida, subir ao palco com 74 anos, é muito gratificante, afirma a idosa, que participa da das aulas de dança e realiza apresentações.
A coordenadora Raquel Tsuruzono, titular da Coordenadoria do Idoso e sua equipe compreenderam que o evento superou todas as expectativas e ainda serviu como estímulo para a realização de um outro grande evento, tendo o idoso como protagonista.

Assessoria de Comunicação – FAS