Parceria entre Prefeitura e LEFAN quadruplica oferta de cursos profissionalizantes gratuitos aos caxienses

O Prefeito Alceu Barbosa Velho e os freis Jaime Bettega e José Lagni, da Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (LEFAN), firmaram na manhã desta quinta-feira (05/02) a parceria para a implementação do Programa Mundo do Trabalho, sucessor do Trabalho 10. O Programa vai oportunizar à comunidade caxiense o acesso gratuito a 31 cursos de formação específica, disponibilizados nesta primeira etapa. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Centro Administrativo.
Conforme o Prefeito Alceu Barbosa Velho, as parcerias são fundamentais para os atendimentos na área social. “Não se pode deixar as pessoas sempre na dependência. É necessário ensiná-las a pescar, e não apenas dar o peixe. Do Trabalho 10 para o Mundo do Trabalho tivemos um avanço de oito para 31 cursos, mas o Poder Público, sozinho, não consegue fazer tudo. É a solidariedade que nos ajuda a fazer crescer a cidade. O Mundo do Trabalho sem Fé não andaria”, salientou.
Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Francisco de Assis Spiandorello, a importância do Mundo do Trabalho vai além da formação profissional dos cidadãos. “A abrangência deste programa é muito grande, porque visa aqueles que estão em vulnerabilidade social e buscam oportunidade no mercado de trabalho, devolvendo condições de uma vida com qualidade a todos os envolvidos”.
Para o Frei Jaime, participar deste projeto é o que sustenta a vocação dos Capuchinhos. “Estamos contentes em emprestar aquilo que fizemos com amor. É próprio da LEFAN ter este espírito criativo e social. Nossos cursos sempre nascem da disponibilidade de voluntários que encontram tempo para ajudar os que mais precisam. A LEFAN, que é mão que sustenta o Mundo do Trabalho, participa para cumprir sua missão e devolver dignidade ao coração dos mais necessitados”, disse. A Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados completa 50 anos em 2015.
Confira os cursos oferecidos no Mundo do Trabalho
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Cabeleireiro, Auxiliar de Inspetor e Analista de Qualidade, Biscuit, Biscuit Avançado, Bordado Ponto Cruz, Camareira, Depilação, Desenvolvimento de Liderança, Designer de Sobrancelhas, Eletricidade Básica, Francês, Francês Nivel II, Informática Básica, Inglês, Inglês Nível II, Italiano, Italiano Nível II, LID e Metrologia, Liderança, Logística, Manicure e Pedicure, Micropintura, Maquiagem, Operador de Injetora, Patchaplique, Pintura em Tecido, Pintura e Textura Predial, Portaria e Recepção, Práticas em Vendas, Tortas, Doces e Salgados.As inscrições serão realizadas entre os dias 18 e 28 de fevereiro, das 13h às 18h, no Salão da Igreja dos Capuchinhos (Rua General Sampaio, 161, Bairro Rio Branco).