LANÇADA A 3ª EDIÇÃO DO GUIA DO IDOSO

Informativo indica medidas de proteção, informações sobre o Estatuto do Idoso e atendimentos em várias áreas para a população idosa
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal do Idoso, lançou nesta segunda-feira (09.03), a 3ª edição do Guia do Idoso. A solenidade, que ocorreu na Biblioteca Parque Largo da Estação, foi marcada pela entrega do primeiro exemplar ao Prefeito Alceu Barbosa Velho.
O Guia do Idoso é um informativo que traz um resgate histórico sobre a origem do Conselho Municipal do Idoso, sua finalidade, objetivo e composição. Além disso, indica medidas de proteção, informações sobre o Estatuto do Idoso e atendimentos em várias áreas para a população idosa. A intenção é facilitar o acesso do público idoso aos serviços existentes na rede de atenção à pessoa idosa do Município de Caxias do Sul. Também é importante para que o público idoso tenha conhecimento das políticas públicas existentes no Município e saiba como fazer gozo de seus direitos e onde buscar proteção quando sentir-se ameaçado.
Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alda Lundgren, o momento é de comemoração. “Estou muito feliz em ver tanta gente prestigiando este lançamento. Vocês estão aqui porque vivem um vida diferente, dentro de instituições cercadas de gente com carinho e amor pra dar. Este é um momento de comemoração, pois Caxias do Sul é exemplo no que diz respeito a serviços na área do idoso. Hoje, o Município tem a Política do Idoso, tem a Coordenadoria do Idoso e o Fundo Municipal do Idoso. Isso tudo para garantirmos a qualidade de vida de cada um de vocês”, destacou.
A titular da Coordenadoria do Idoso, Raquel Tsuruzono, salientou o trabalho desenvolvido pelo Município. “Todo trabalho da Prefeitura é para melhorarmos a qualidade de vida do idoso. Lançamos o primeiro Guia em 2007, e foi ali que começamos a escrever essa história. Nosso trabalho é continuar a qualificar todas as ações destinadas aos idosos”, enfatizou.
O Prefeito Alceu parabenizou o trabalho desenvolvido por todos. “Um trabalho dessa grandeza só acontece quando tem muitas mãos envolvidas. Caxias é um Município diferente. Aqui nós nos preocupamos em dar amor e carinho aos idosos e é nosso papel protegê-los. Continuaremos no caminho do bem, garantindo o bem-estar de todos vocês”, destacou.
O Guia foi desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação, a partir de conteúdo gerado pelo Conselho do Idoso e pela Coordenadoria do Idoso.
Estavam presentes na solenidade, a primeira-dama e coordenadora de comunicação, Alexandra Baldisserotto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Flávio Cassina, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alda Lundgren, a titular da Coordenadoria do Idoso, Raquel Tsuruzono, o presidente da AAPOPECS em exercício, Abrelino Dal Bosco, o presidente de honra da UAB, Luis Pisetti, representando a Universidade de Caxias do Sul, Prof. Délcio Agliardi, secretários, vereadores, subprefeitos, grupos de convivências da SMEL, comunitária e do Lar de Idosos.