ABERTA A VIII MOSTRA LITERÁRIA DA REDE RECRIA

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Associação Criança Feliz deram início à VIII Mostra Literária da Rede Recria nesta quarta-feira (25.03), no Teatro Municipal Pedro Parenti, na Casa da Cultura. O evento teve início com a palestra “Ensinando e Aprendendo com Criatividade e Inovação”, com o Prof. Max Haetinger, integrando a primeira etapa da Mostra que segue até dezembro. Estavam presentes a secretária da Cultura, Rubia Frizzo, no ato representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, a presidente da FAS, Marlês Andreazza, a coordenadora da RECRIA e diretora de Proteção Social Especial da FAS, Inez Soso, o Corregedor-geral do município, Agenor Basso, representantes de entidades da rede socioassistencial, professores e educadores sociais.
A coordenadora da RECRIA, Inez Soso, agradeceu o empenho de todos na realização desse evento. “Saúdo a todos os presentes, em especial aos nossos parceiros que foram incansáveis e não mediram esforços para que esse evento fosse realizado”, disse.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza, falou da importância de trabalhar em equipe e reforçou o agradecimento aos envolvidos. “Este trabalho só foi possível porque uniu vários setores com o mesmo objetivo, e esperamos que todos aproveitem essa maravilhosa palestra”, concluiu.
A secretaria da Cultura, Rubia Frizzo, cumprimentou a todos e agradeceu em nome do prefeito Alceu Barbosa Velho. “Venho, em nome do prefeito Alceu, parabenizar a todos os parceiros e dizer que oito anos de projeto não é para qualquer um. A Mostra literária é algo que deu certo e meu desejo é que cada vez mais dê frutos e continue incentivando o protagonismo na vida das crianças e adolescentes”, ressaltou.
A Mostra Literária da Rede Recria de 2015 tem como tema “Muitas ideias, várias histórias” e contempla também um Concurso Literário que possibilita a seleção e premiação dos melhores textos. Os demais participantes terão seus textos publicados em livro e em banners expostos na Feira do Livro de Caxias do Sul. A atividade é desenvolvida paras as crianças e adolescentes das entidades da rede socioassistencial de Caxias do Sul e ministra, todos os anos, cursos preparatórios com o objetivo de preparar os educadores como multiplicadores de conhecimento.
Neste ano, o curso de formação contará com: Oficina de Sensibilização Criativa; A mediação da leitura e a produção textual como instrumento de humanização; Oficina de criação: escrevendo minicontos; Contar para criar; Carpintaria Literária e Memórias de Leitura: um reencontro com a vida. As oficinas serão ministradas nos meses de março, abril e maio, coordenadas pelos especialistas das áreas da leitura, escrita e artes plásticas, Giovana Mazzochi, Douglas Trancoso, Oscar Bessi Filho, Adriana Antunes, Elaine Pasquali Cavion, Patrícia Bastian Alberti, Délcio Agliardi e Helô Bacichette.
A realização das Mostras Literárias constitui-se numa ferramenta estratégica de inclusão social e de cidadania que tem revelado vários talentos e reafirmando ano a ano a importância dessa proposta que estimula o exercício dos direitos humanos, da cidadania, o protagonismo e autonomia de crianças, adolescentes e jovens. O resultado do trabalho desenvolvido nas entidades participantes contribuem para o fortalecimento de vínculos, aumento da autoestima e ampliação do conhecimento literário entre todos os envolvidos. A Mostra conta ainda com o apoio da Associação Criança Feliz e União das Associações de Bairros (UAB).