ABERTO O PROGRAMA DIREITO E CIDADANIA

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e da Fundação de Assistência Social (FAS), abriu nesta quarta-feira (22/04) o programa “Direito e Cidadania”, no auditório 106 do bloco 58, da UCS. O evento é desenvolvido pelo Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, em parceria com Associação Literária São Boaventura (LEFAN), sendo destinado as entidades da rede socioassistencial de Caxias do Sul que trabalham com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de crianças e adolescentes.
Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, a Presidente do CMAS, Denise Lain, o coordenador do Núcleo Paulus de Formação, Pesquisa e Disseminação Social, Aurimar Pacheco, a representante de Associação Literária São Boaventura (LEFAN), Lisandra Mazutti, diretora de Proteção Social Báscia da FAS, Alda Lundgren além de representantes das entidades da rede socioassitencial que trabalham com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de crianças e adolescentes.
O coordenador do Núcleo Paulus, Aurimar Pacheco, saudou a todos, fez uma breve apresentação da Associação Paulus e agradeceu novamente a adesão do Município no programa. “Que bom que estamos novamente consolidando essa parceria. Vamos trocar experiências e enriquecer ainda mais o Programa Direito e Cidadania”, disse.
A representante da LEFAN, Lisandra Mazutti elogiou também a parceria com o Município e o Núcleo Paulus. “Nos sentimos lisonjeados em contar com tanta experiência e poder replicar o aprendizado nas nossas entidades”, afirmou. A presidente do CMAS, Denise Lain, falou da importância dessa etapa de mobilização para o programa, que ressalta a Proteção Social Básica. “Precisamos fortalecer ainda mais a proteção básica, com a ajuda dos CRAS, nas famílias e esse programa vem ao encontro disso, com o objetivo de fortalecer a prevenção”, destacou.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o prefeito Alceu Barbosa Velho, agradeceu a todos em nome do prefeito. “O prefeito Alceu não pode se fazer presente, mas fez questão de agradecer a todos pelo lindo projeto. E é assim, todos de mãos dadas, em conjunto, poder público, conselhos e entidades da rede, que iremos qualificar ainda mais nossos serviços, trocar ideias e quem ganha com isso é a população que atendemos. Sonho com o dia em que ninguém mais precisará da assistência social, quando todos tiverem condições de vida com dignidade, mas enquanto isso não ocorre vamos trabalhando unidos”, disse.
O Programa Direito e Cidadania (PDEC) promove a qualificação e o aprimoramento dos serviços tipificados pela LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, defendendo ações sociocriativas como amplificadoras das oportunidades de convivência social, bem como geradoras de condições objetivas para o protagonismo das crianças e adolescentes participantes dos serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.  As atividades do programa compreendem desde a mobilização das entidades, a capacitação dos trabalhadores, a distribuição do material de apoio, trabalho pedagógico nos serviços socioassistenciais, a aplicação prática pelas crianças e adolescentes do tema em sua comunidade, até o acompanhamento pelos educadores capacitados.
As ações do PDEC são desenvolvidas em etapas, de forma que esta atividade é o primeiro contato com as entidades sociais para apresentação da proposta do Direito e Cidadania. A segunda etapa consiste na capacitação de orientadores sociais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para o desenvolvimento das ações previstas no Programa, e por fim, acontece a entrega do material de apoio, composto por livros colecionados em kits que reforçarão as atividades do programa.