ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS TUTELARES DE CAXIAS DO SUL

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), informa que ocorre no próximo domingo (04/10) a eleição dos conselheiros tutelares de Caxias do Sul.

A escolha dos membros dos Conselhos Tutelares será realizada por voto direto, secreto e facultativo, em três os locais de votação – Colégio La Salle Carmo, para eleitores da 16º Zona Eleitoral; Colégio São José, para eleitores da 169ª Zona Eleitoral; e Colégio Murialdo, para eleitores da 136ª Zona Eleitoral. A votação acontecerá das 8h às 17h. Podem votar todas as pessoas maiores de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município em que pretendem votar, com documento de identificação com foto e o título de eleitor.

Neste dia, em virtude da eleição, por determinação do Prefeito Alceu Barbosa Velho haverá passe livre no Transporte Coletivo Urbano.

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar os mesmos de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infantojuvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.

Serão eleitos 10 Conselheiros Tutelares, distribuídos em duas unidades. Cada Conselho Tutelar é composto por cinco Conselheiros Tutelares, escolhidos pela população local para mandato de quatro anos. O processo de escolha dos membros é realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a fiscalização do Ministério Público, com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Em 2015, será realizado o primeiro processo de escolha em data unificada dos Conselheiros Tutelares nos municípios brasileiros.

Confira os candidatos e seus respectivos números:

Dia Vinícola Telefone
Nº UrnaNomeEntidade / Órgão
11Ana Cristina da SilvaCentro Assistencial Voluntários Sem Fronteiras
12Anderson Augusto Cambraia PratesCentro Assistencial Joana DArc
13Cleusa Faria de OliveiraPastoral da Criança
14Daiane da CruzAESC – Associação Educadora São Carlos
15Dilva de Lucena FranciscoFAS – Fundação de Assistência Social
16Eliza Maria Camello AzambujaFAS – Fundação de Assistência Social
17Evandra Regina Pellin5ª Coordenadoria Regional de Saúde
18Fabiana Teresinha de MacedoILEM – Instituto Leonardo Murialdo
19Fernanda Oliveira de SouzaCentro Assistencial Joana D’Arc