ELEITOS OS NOVOS CONSELHEIROS TUTELARES DE CAXIAS DO SUL

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), informa o resultado das eleições para conselheiros tutelares de Caxias do Sul, ocorirda no último domingo (04/10). No total, foram 8.218 votos. Destes, 11 brancos e16 nulos. Confira os novos conselheiros, que assumem o cargo no dia 10 janeiro de 2016:
Nº Urna / Nome

ILEM – Centro Técnico Social

21 Gilmar Ferreira Santos – 344 votos
Secretaria da Receita Municipal

Os Conselhos Tutelares são encarregados de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Os Conselhos têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar os mesmos de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica. Também são responsáveis pela fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil, tendo um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente.