MÊS DO IDOSO: ABERTO 1º SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE A PESSOA IDOSA

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio do Conselho Municipal do Idoso e da Fundação de Assistência Social (FAS), e o Serviço Social do Comércio (SESC) promoveram nesta sexta-feira (01/10) o 1º Seminário Regional sobre a Pessoa Idoso, no teatro do SESC. A atividade foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação (SMED), Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e Secretaria Municipal da Segurança Pública e Proteção Social – Banco de Alimentos. A programação integra a programação do Mês do Idoso, que segue até o dia 31.
Estavam presentes a presidente da FAS, Marlês Andreazza, no ato representando o Prefeito Alceu Barbosa Velho; a presidente do Conselho do Idoso, Alda Lundgren, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Denise Lain, a gerente do SESC – Unidade Caxias do Sul, Luciana Stello e representantes de entidades da rede socioassistencial do município.
A abertura do evento contou com a participação do Grupo de Dança Educativa Sênior da SMEL.
A presidente do Conselho do Idoso, Alda Lundgren, parabenizou a todos os presentes e ressaltou que não basta amar o que faz é preciso que o profissional se capacite. ?“Fico feliz em ver todos reunidos aqui para adquirir conhecimento, pois só gostar de trabalhar não é bastante”?, disse. Alda ainda agradeceu à SMED pela iniciativa em customizar as pastas entregues aos participantes com desenhos feitos por crianças de escolas municipais. ?Os desenhos e frases tiveram como tema o mês do idoso. “Gostaria de ler todos, mas o tempo não permite: A mente é como um paraquedas, para funcionar tem que abrir. Não deixe o preconceito contra os idosos fechar a sua mente, escreveu um aluno da escola municipal Senador Teotônio Vilela?.
A presidente da FAS também agradeceu a todos em nome do Prefeito Alceu e relembrou os investimentos feitos pelo Poder Público na área. ?“Desde 2005, só nas vagas de instituição de longa permanência para idosos, ampliamos de 20 para 80 vagas. Isso mostra o quanto avançamos e seguiremos avançando”?, afirmou.
O seminário contou como painelistas a Profª. Dra. Vania Heredia, a Profª Doutoranda Verônica Bohn, o Prof. Ms. Delcio Antonio Agliardi e o Prof. Vinicius Tenedini.