CREAS SUL É INAUGURADO NO BAIRRO CINQUENTENÁRIO

O Prefeito Alceu Barbosa Velho inaugurou nesta terça-feira (24.11) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Sul, no bairro Cinquentenário. Localizada na Avenida Circular Pedro Mocelin, a nova unidade, com 180 m², é composta de sala de coordenação, sala de atendimento, copa e contará com equipe composta de assistente social, psicólogo, educador sociais, agente administrativo, auxiliar de limpeza e estagiário.
Para a presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Marlês Andreazza, o dia é de agradecimento. “A FAS é uma engrenagem onde cada um de nós é uma pecinha. Todo o trabalho que desenvolveremos aqui já é fruto da união do trabalho de uma rede de pessoas, de Conselhos, de parcerias. Por isso, hoje é um dia de agradecimento. Agradecimento a todos que concentram e unem seus esforços para ajudar aos que mais precisam. Ao Prefeito Alceu, nosso agradecimento especial, porque é um gestor que sabe ouvir, governar e atender aos necessitados. Não conseguimos fazer tudo, mas o que conseguimos estamos fazendo e plantando as sementes para o futuro”, disse.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho lembrou o verdadeiro sentido da assistência social. “É sempre uma alegria quando a gente participa das inaugurações da FAS, porque aqui não tem concreto, não tem asfalto. Aqui tem pessoas. E as pessoas são a razão da existência da FAS. Aos poucos estamos fortalecendo e formando essa rede de proteção. Isoladamente ninguém faz nada. E o mais importante nesse processo é inserir as famílias, levar a elas essa responsabilidade. Nós caxienses, temos que nos orgulhar da assistência social que temos”, destacou.
O CREAS oferece os serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade, atendendo às famílias e indivíduos com direitos violados, cujos vínculos familiar e comunitário ainda não foram rompidos. Este serviço busca a orientação, apoio e fortalecimento sócio-familiar e comunitário, diferenciando-se da proteção social básica por tratar-se de atendimento dirigido às situações em que os direitos das pessoas foram violados.
Com o novo serviço, Caxias do Sul conta com dois CREAS: o Sul, inaugurado, e o Norte que se localiza na rua Vinte de Setembro, 2020, bairro Centro. Nos próximos meses a comunidade será beneficiada também com um novo CRAS, Região Sudeste, localizado no bairro Planalto.