Prefeito inaugura as novas instalações do Conselho Tutelar da Região Norte

O Prefeito Alceu Barbosa Velho inaugurou na terça-feira (15.12), as novas instalações do Conselho Tutelar Região Norte, na rua Visconde de Pelotas, nº 130, no bairro Pio X..A coordenadora do espaço, Cleonice Andrade, saudou a todos e ressaltou a importância do novo espaço. “Realmente é uma reivindicação muito antiga. Agradecemos a todos os envolvidos pelo bonito local e nos colocamos à disposição da comunidade, pois somos conselheiros tutelares 24 horas por dia”, disse.
A presidente da FAS, Marlês Andreazza, agradeceu a todos pelo trabalho e elogiou a qualidade das adequações, custeadas pelo proprietário do imóvel locado. “Estamos muito felizes com esse novo espaço, tanto do Conselho Norte, como do Sul, pois isso proporciona autonomia e avanço na qualidade do serviço prestado. Isso é uma caminhada. Agradeço aos servidores pela confiança e aos conselheiros tutelares, pela compreensão na espera”, ressaltou.
O Prefeito Alceu Barbosa Velho, elogiou o espaço e a preocupação com a população. “Esse local, com certeza, dará um salto na qualidade do atendimento. A população merece bem ser atendida, com espaços tranquilos e aconchegantes”, destacou.
O Conselho Tutelar da Região Norte promove, mensalmente, mais de 350 atendimentos. Cabe ao Conselho Tutelar garantir e defender os direitos fundamentais de todas as crianças e adolescentes, na condição peculiar de pessoas em desenvolvimento com prioridade absoluta, interferir sempre que os direitos das crianças e adolescentes estiverem sendo violados, omitidos ou ameaçados, com qualidade nas proposições e demandas da Rede de Atenção. Em Caxias do Sul os Conselhos Tutelares se dividem em regiões norte e sul, delimitadas pela Avenida Júlio de Castilhos.
Os conselheiros tutelares atuam diretamente com ações preventivas, com aplicação de medidas de proteção ou emergenciais, com aplicação de medidas para cessar os maus-tratos ou a violação de direitos. Em outubro deste ano aconteceu a eleição de Conselheiros Tutelares, unificada nacionalmente e que aumentou o mandato de três para quatro anos. Os novos conselheiros assumem no dia 10 de janeiro de 2016, às 10h, no salão nobre da Prefeitura.
Estavam presentes no ato, a secretária da Educação Marléa Ramos Alves, os diretores da FAS Inez Soso e Carlos Carvalho da Silva,  conselheiros tutelares, representantes de entidades da rede socioassitencial e funcionários.