FAS repassa material de informática às Secretarias da Saúde e da Educação

O Prefeito Alceu Barbosa Velho acompanhou na tarde desta sexta-feira (1º/04) o repasse de equipamentos de informática pela Fundação de Assistência Social (FAS) às Secretarias da Educação e da Saúde, adquiridos por meio de recursos federais provenientes do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-M PBF). O ato ocorreu nas dependências do Cadastro Único. Estavam presentes também na ocasião o Chefe de Gabinete e secretário da Receita, Paulo Dahmer, a secretária da Saúde, Dilma Tessari, o secretário da Educação, Agenor Basso, a presidente da FAS, Marlês Andreazza e demais diretores e servidores das pastas envolvidas.

Marlês Andreazza ressaltou o empenho das equipes envolvidas no gerenciamento do recurso. “Se hoje estamos entregando estes materiais, precisamos agradecer a esta equipe pelo trabalho. Isso só aconteceu, porque tivemos um bom plano de ação”, relatou.

O Prefeito Alceu elogiou as novas instalações do Cadastro Único e cumprimentou a equipe pelo repasse dos equipamentos.”Fiquei muito feliz, este local é muito acolhedor. Isso é um grande mérito de quem trabalha aqui e este repasse também representa muito bem o que eu estou falando. Hoje estamos colhendo o que foi plantado por toda a equipe da FAS”, afirmou.

O IGD-M PBF tem como objetivo principal avaliar mensalmente a qualidade da gestão do Programa Bolsa Família em cada município e, a partir dos resultados identificados, oferecer apoio financeiro para que os municípios melhorem suas respectivas gestões. No município de Caxias do Sul a gestão do Programa Bolsa Família é realizada de forma intersetorial, ou seja, com a participação das Secretarias da Saúde e da Educação e da Fundação de Assistência Social. As famílias beneficiárias do programa devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social, oferecendo condições para as futuras gerações quebrarem o ciclo da pobreza, graças a melhores oportunidades de inclusão social.

Foram entregues à Secretaria da Educação uma impressora multifuncional com suprimento para 100 mil cópias, um microcomputador, cinco notebooks, oito pendrives, dois projetores multimídia e um HD externo, totalizando um investimento na ordem de R$ 38 mil. A Secretaria da Saúde recebeu uma impressora multifuncional com suprimento para 100 mil cópias, 26 impressoras com suprimento para 50 mil cópias cada uma, um microcomputador e 50 pendrives, totalizando um investimento de R$ 162 mil.
No final de outubro de 2015, a FAS também entregou dois veículos Chevrolet SPIN à Secretaria da Educação, no valor de R$ 151 mil, com recursos do IGD-M PBF.