PREFEITO INAUGURA AS NOVAS INSTALAÇÕES DO CENTRO DIA

O Prefeito Alceu Barbosa Velho inaugurou na manhã desta quarta-feira (13/07) as novas instalações do Centro Dia Caxias (CDC Caxias), localizadas na Avenida Circular Pedro Mocelin, s/nº, bairro Cinquentenário, em frente ao CAPS Reviver. Participaram do ato o secretário estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Catarina Palandi, a primeira-dama do Município, Alexandra Baldisserotto, a presidente da Fundação de Assistência Social, Marlês Andreazza e demais diretores da FAS, secretários municipais, a presidente da APAE, Fátima Randon, presidentes dos Conselhos Municipais Idoso, da Assistência Social, dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência, entre outros. Os convidados foram recepcionados pela coordenadora do Centro Dia, Rejane Lazzaretti.

O investimento no espaço foi na ordem de R$ 300 mil, adequando o imóvel às normas de acessibilidade e às exigências técnicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, conforme projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria Municipal do Planejamento (SEPLAN). O local contém salas de atendimento, de coordenação, de técnicos e espaços multiuso, em área construída de 316m². São usuários do serviço, as pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias, prioritariamente jovens e adultos em situação de dependência, pessoas/famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada ou aqueles em situação de pobreza inseridos no Cadastro Único. Corresponde a jovens e adultos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências, que necessitam de apoio para realizar suas atividades, diversas vezes ao dia, inclusive, apoio de outra pessoa cuidadora, para manter sua autonomia pessoal.

Na ocasião, Fátima Randon afirmou que o Centro Dia realiza um trabalho muito importante em Caxias do Sul. ‘É uma honra estar aqui, por que quando solicitada a APAE se faz presente. A APAE tem vários tipos de atendimento, na área da escola, da saúde e assistência social. É um trabalho necessário e indispensável. Nos temos que respeitar e cuidar das pessoas especiais”, disse a presidente da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais.

A presidente da FAS, Marlês Andreazza disse que a inauguração do Centro Dia é uma conquista, sendo uma causa maior pela qualidade de vida. ”O Centro Dia é uma conquista da união do Estado e do Município. Estamos caminhando juntos com a APAE, porque quando existe a compreensão de todos os lados, o projeto pode ser realizado”, disse.

O secretario de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catarina Paladi, no ato representando o Governador José Ivo Sartori, salientou que com o empenho de todos o projeto foi bem executado e que é uma causa além do valor financeiro, mas de carinho. ”Essa semana é a terceira casa que visitamos e cada uma tem sua realidade. O trabalho se dá com muito empenho. Tendo reciprocidade do Poder Público vai além do valor, abrange o sentimento, salientou.

Já o Prefeito falou da mudança de vários espaços da FAS durante a sua gestão. “Aqui é um lugar apropriado para os usuários do serviço e a APAE é um exemplo de solidariedade, ajuda quem mais necessita. Atender a saúde, a educação e o social é a prioridade. Isso não se pode deixar para amanhã”, afirmou o Prefeito, enumerando a nova sede da FAS, dos conselhos tutelares, do cadastro único, melhorando os serviços e o atendimento aos usuários destes serviços.

O Centro Dia funciona cinco dias por semana, 10 horas diárias, inclusive no horário do almoço. A permanência do usuário no serviço pode ser o dia todo, todos os dias da semana ou em turnos de quatro horas por dia, na semana. A permanência é definida no Plano Individual ou Familiar de Atendimento construído pela equipe do serviço com a participação do usuário e da família. O Serviço Centro Dia é referenciado ao CREAS.

A equipe de referência do Centro Dia, considerando a capacidade de atendimento para 30 usuários por turno, é atualmente composta por coordenador geral, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional e técnicos de nível médio com a função de cuidador com 40 horas semanais e 10 de 20h responsáveis pelas atividades de cuidados pessoais dos usuários, auxiliar administrativo, auxiliar de limpeza e serviço de motorista, para as visitas domiciliares e o deslocamento dos usuários quando necessário.