Paternidade e Primeira Infância será tema de seminário em Caxias

No próximo dia 30 de junho, a Prefeitura de Caxias do Sul promove o Seminário Paternidade e Primeira Infância, com início às 9h, no teatro municipal Pedro Parenti, junto a Casa da Cultura. Dentre os objetivos principais do seminário é promover a reflexão sobre o exercício da paternidade e de que forma isso contribui para o desenvolvimento dos filhos, promove a igualdade de gênero na relação com a mãe da criança e o compartilha responsabilidades e tarefas domésticas. Coibir o uso da violência doméstica e do maltrato infantil, incentivar pais e mães a promover a criação de filhos e filhas com igualdade de gênero, fornecer ferramentas ao setor de saúde pública para envolver o pai nas ações de saúde infantil e autocuidado, e atuar na promoção de relações saudáveis e felizes também são objetivos do programa.

O evento é realizado pela Fundação de Assistência Social, Secretaria Municipal da Educação e Secretaria Municipal da Saúde, que integram o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, no município, em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. A realização do Seminário também foi idealizada pelo Instituto Promundo, organização brasileira líder no trabalho sobre masculinidade, com a visão de que os homens e os meninos devem ser aliados na construção de espaços mais respeitosos e equitativos.

Em setembro de 2021, as equipes dos programas PIM e Criança Feliz receberam um treinamento, que culminou na escolha de famílias para participar da metodologia do Programa P. O Seminário também pretende apresentar os resultados do projeto-piloto realizado em Caxias do Sul, para discussão e análise dos dados.

As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser realizadas pelo link https://linktr.ee/promundo_br e podem ser feitas até o dia 29 de junho.

Programação:

Abertura e boas vindas

A Importância do Programa em Caxias do Sul – Pensar a ressignificação de paternidades e masculinidades a partir da Política Pública, com a vice-prefeita Paula Ióris

A Paternidade na Assistência Social de Caxias do Sul – Novos paradigmas, com a presidente da FAS, Katiane Boschetti da Silveira

A importância de abordar temáticas como Paternidade e Masculinidade em um município do Sul do país, com o diretor-executivo do Instituto Pro Mundo, Miguel Fontes

Um panorama geral sobre o PIM e a promoção da parentalidade – coordenadora adjunta estadual do PIM, Carolina Drugg

O Projeto HORA (Homens: Orientação, Reflexão e Atendimento) do Juizado da Violência Doméstica de Caxias do Sul e os impactos na redução de violência contra a mulher, com a psicóloga judiciária Maria Elaene Tubino

Programa P – Apresentação do Programa de Paternidade e Cuidado – com o diretor-executivo do Promundo, Miguel Fontes

PIM e Programa P – Encontro de metodologias – com a coordenadora do PIM/PCF da Secretaria Municipal da Saúde, Walesca Molardi.

Apresentação da intervenção e dos resultados da intervenção, com o coordenador de programas do Promundo, Luciano Ramos