FAS promove capacitação sobre escuta especializada

Encontros têm a participação de cerca de 300 trabalhadores da rede socioassistencial estatal e privada de Caxias do Sul

A Fundação de Assistência Social (FAS) promove, nos meses de setembro e outubro, a primeira capacitação sobre escuta especializada e sua aplicação no Sistema Único de Assistência Social SUAS), lei 13.431, que estabelece o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. A legislação diferencia dois tipos de escuta protegida: a especializada, que ocorre nos órgãos da rede de proteção, e o depoimento especial, que ocorre perante autoridade policial ou judiciária. No total, foram ofertadas três turmas com dois encontros cada. O encerramento da capacitação será em momento coletivo, programado para 18 de outubro.

Os trabalhos são conduzidos pelas diretoras da FAS, Geórgia Ramos Tomasi, administrativa, e Ana Maria Franchi Pincolini, da Gestão do SUAS, ambas integrantes do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Criança e Adolescente Vítimas ou Testemunhas de Violência, criado pelo decreto nº 21.720, de 9 de setembro de 2021, que operacionaliza a aplicação da legislação no Município. O órgão ainda têm representantes dos conselhos Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Criança e do Adolescente, e das secretarias da Saúde, Segurança Pública e Proteção Social e da Educação. A primeira ação do comitê foi promover um ciclo de lives sobre escuta especializada, em setembro de 2021, disponibilizado no canal do youtube da SMED Eventos.

A diretora Ana Maria Pincolini explica a importância do tema da capacitação. “Essa legislação exige que a gente repense o modo como escutamos crianças e adolescentes em situação de violência e como lidamos com essas informações dentro de um fluxo pactuado com a rede”, define.

Os encontros contam com a participação de 300 profissionais do SUAS da rede estatal e parceirizada, que exercem atividades com crianças e adolescentes e suas famílias. “Estou gostando muito da capacitação. Importante saber detalhes da legislação da escuta especializada e o poder de socializar as orientações com os demais integrantes da equipe do serviço, como os profissionais da cozinha e da limpeza”, destacou Tamy Cristine, assistente social da Casa Anjos Voluntários.