FAS promove Seminário Municipal de Medidas Socioeducativas

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social – FAS, realiza nos dias 05 e 06 de novembro o Seminário Municipal das Medidas Socioeducativas: Repensando as Práticas. O evento, destinado aos profissionais que atuam direta ou indiretamente com adolescentes em Medidas Socioeducativas, acontece no Auditório do Ministério Público -Caxias do Sul.
O Estatuto da Criança e do Adolescente aborda as medidas socioeducativas como alternativas viáveis para que o adolescente encontre no meio social o caminho pedagógico do reconhecimento de sua conduta indevida e convicção do seu próprio valor humano.
De acordo com a Diretora da Infância e Juventude da FAS, Miriam Nora, o Seminário irá oportunizar uma reflexão e um novo olhar dos profissionais que trabalham com os adolescentes em conflito com a lei. “O evento tem como idéia principal qualificar o atendimento das medidas, proporcionando a reflexão do processo socioeducativo e não somente o processo de punição”, salienta.
Atualmente 164 adolescentes estão cumprindo medida de Prestação de Serviço a Comunidade – PSC em uma das 50 entidades parceiras do PEMSE – Programa Municipal de Execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

Confira a programação do Seminário:

05 de novembro

18h30min – Credenciamento
19h15min – Abertura
20h – Palestra sobre o SINASE – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, com o Presidente da FASE/RS – Sr. Irany Bernardes de Souza
21h – Coquetel

06 de novembro

8h30min – Palestra “Adolescência x Violência” com Ms. Norton Cezar Dal Follo da Rosa Junior
10h – Intervalo
10h30min – Palestra “Processo de ressocialização” com Ms. Lúcia Cristina Delgado Capitão
12h – Intervalo para almoço
13h15min – Palestra “Caráter Pedagógico da Medida Socioeducativa” – abordando a experiência da UFRGS com a Profª. Drª. Carmem Maria Craidy