Vagas em serviço de acolhimento para pessoas em situação de rua se esgotam na cidade

Caxias do Sul conta com três espaços que realizam acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e desabrigo: Casa de Passagem Carlos Miguel dos Santos, Casa de Acolhida São Francisco de Assis e Programa de Apoio a Saída da Rua (PAS Rua). Todos são ofertados com recursos da Prefeitura de Caxias, por meio de parceria entre a Fundação de Assistência Social (FAS) e a Associação Mão Amiga.

Após força-tarefa na cidade, articulando ação em conjunta da FAS e da Secretaria Municipal da Saúde, as vagas em serviços de acolhimento para as pessoas em situação de rua pela primeira vez foram todas preenchidas.

Segundo os dados dos Relatórios Mensais de Atendimento dos espaços, em 2023 houve uma média mensal de 229 acolhimentos, sendo que entre duas a três vagas ficavam em aberto diariamente. Já, nestes primeiros três meses de 2024 foi observado o aumento da adesão aos serviços especializados.

No primeiro mês da força-tarefa houve aumento expressivo da necessidade de vagas de acolhimento, necessitando de novo planejamento e aumento de vagas para o município. Atualmente Caxias do Sul possui em cada casa de passagens capacidade para 40 pessoas. Ainda, há o Programa de Apoio à Saída das Ruas, que possuía 40 metas e atualmente está atendendo 50 pessoas.

“Conforme demanda e encaminhamentos da rede, a FAS está providenciando o aumento provisório de mais 10 vagas no PAS Rua, programa que atende usuários em situação de rua que possuem perfil diferenciado das pessoas atendidas nas casas de passagem, sendo destinado ao público com maior autonomia e independência”, anuncia a presidente da FAS, Georgia Tomasi.

Além do aumento na procura por vagas em serviços de acolhimento, o Centro POP Rua, que realiza a regulação das vagas, teve um aumento de 10% de pessoas acessando o serviço mensalmente nestes últimos meses. Sendo assim, o histórico de vagas de acolhimento para pessoas em situação de rua em Caxias do Sul custeadas pelo município passou de 80 vagas em 2020 para até 140 vagas provisoriamente em 2024.

Segundo a diretora do Centro Pop Rua, Chalisa Sartor, nos primeiros três meses de 2024 foi observado um aumento na adesão e na procura aos serviços especializados no Pop Rua, o que ocasionou a superlotação das Casas de Acolhimento. Ainda segundo Chalisa, a FAS está trabalhando alternativas para a ampliação das vagas disponíveis, o que possibilitará o atendimento de um maior número de pessoas que buscam o acesso ao serviço.

“Cabe salientar que, entre as cidades da região da Serra Gaúcha, Caxias do Sul é o único município que oferta Serviços Especializados em Assistência Social para a população em situação de rua, realidade que é vivenciada diariamente na sobrecarga dos equipamentos públicos municipais que atendem uma demanda regionalizada”, destaca a presidente.

O Prefeito Adiló ressalta a importância das ações de acolhimento. “É um serviço sério com respeito para que as pessoas tenham um atendimento em ambiente digno e humano. Faremos o que for preciso para receber os que querem ser atendidos para saírem da situação de rua”, avalia.

Fotos: Lucas Munaretti.