FAS começa a modernização na sua relação com a população.

Ferramenta vai agilizar o atendimento às demandas da população

A chegada do mês de abril marcou o começo da implantação do sistema Fala.BR, plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação na FAS. Por meio dela qualquer pessoa pode enviar pedidos de acesso à informação e manifestações de ouvidoria (denúncias, elogios, reclamações, sugestões e solicitações) aos órgão e entidades que estão cadastrados no sistema. Em Caxias do Sul, a ferramenta já é utilizada pelo IPAM e pela CODECA.

Nesse primeiro mês o uso será apenas interno, para alinhamento do sistema e treinamento dos servidores. A partir de maio a fundação divulgará o link para que toda a população possa acessar o serviço. Ou seja, é a FAS indo ao encontro do cidadão e colocando à sua disposição uma opção segura, ágil e moderna de acessar os serviços que ela disponibiliza a toda a cidade.

Para Janine Debiasi, servidora que está liderando a implantação da nova ferramenta, “o Fala.BR tende a trazer uma maior proximidade da população com a fundação, já que o acesso será simplificado, por meio de um link através do site da FAS, o que possibilita um contato com informações ali publicadas acerca de ações, serviços e dados.”

Ainda segundo Janine, “também é importante destacar que a utilização da plataforma de ouvidoria vem com o intuito de otimizar processos internos de distribuição e resposta das ouvidorias.”

Uma observação importante a ser feita relaciona-se ao anonimato. Todas as denúncias chegarão à FAS sem que o nome do denunciante seja revelado, mesmo que o sistema peça, por exemplo, um registro para acesso. Esse registro ficará “escondido” para que a plataforma saiba a quem destinar a resposta.

Na avaliação da Presidente da FAS, Geórgia Tomasi, essa ferramenta, além de cumprir com as orientações sugeridas pelos órgãos de controle, também fortalece a capacidade de gerenciar a fundação e compreender melhor a demanda e necessidades da população, sendo mais uma alternativa para se pensar e dar respostas mais céleres e resolutivas para as situações que ocorrem envolvendo os serviços e atendimentos da FAS.

Fotos: Lucas Munaretti.