FAS amplia vagas em casas de acolhimento

20 novas vagas estarão disponíveis.

Nesta quarta(10/04) a presidente da Fundação de Assistência Social, Geórgia Tomasi, anunciou a ampliação emergencial das vagas de acolhimento destinadas a pessoas em situação de rua ou desabrigo. A medida ampliará de forma provisória de 120 para 140 o número total de vagas disponibilizadas na cidade, 60 delas vinculadas ao Programa de apoio à Saída da Rua – o PAS-Rua, que receberá as 20 novas vagas. O investimento anual do município para custear o programa supera os R$540.000,00.

O programa objetiva acolher provisoriamente, durante o processo de saída das ruas, indivíduos e famílias e oportunizar o acesso e a inclusão dos usuários às outras políticas públicas necessárias como saúde, habitação e educação. Além disso, proporciona a inclusão no mercado de trabalho e em atividades profissionalizantes.

Medidas que levam dignidade e capacidade para superação da vulnerabilidade social de pessoas como o Marcelo Miranda. Esse paranaense de Cascavel chegou em Caxias com um sonho na bagagem: trabalhar como soldador na Marcopolo. Além do sonho, tinha garra e força de vontade. E também os desafios que todos os recém-chegados a uma cidade nova enfrentam.

Marcelo, porém, além do sonho e da determinação, tinha mais um aliado: o SUAS, o Sistema Único de Assistência Social em Caxias do Sul. Procurou o Centro Pop Rua e de lá foi encaminhado para a Casa de Passagem Santa Dulce, que atualmente é o programa PAS-Rua.

Na casa de passagem, além da moradia provisória, através do acompanhamento da equipe multidisciplinar, Marcelo conseguiu realizar os primeiros movimentos na cidade que se apresentava a ele. Uma cidade cheia de desafios, mas também de muitas oportunidades.

“Eu não tenho como dizer a importância desse apoio e suporte. Se não fosse isso, estando em uma cidade onde eu não conhecia ninguém, não sei o que teria sido. Só tenho a agradecer”, relata Marcelo.

Com os encaminhamentos realizados pela equipe da casa, Marcelo fez um curso de Lid e Metrologia, um novo treinamento de soldador e concluiu o Ensino Médio.

E quanto ao sonho de trabalhar na Marcopolo? Nesse mês de abril ele completa 10 meses vestindo o uniforme de soldador na empresa. Um sonho que se concretizou a partir do trabalho da rede socioassistencial de Caxias do Sul.

Foto: Divulgação.