FAS marca trajetória profissional de jovem

Luciano desenvolveu prática profissionalizante na Fundação de Assistência Social

Em junho de 2023 começava uma trajetória que marcaria muitas vidas. Quatro participantes do Projeto Ser Jovem Cidadão começavam as suas atividades na área administrativa da Fundação de Assistência Social (FAS). Entre eles, estava Luciano, que mora na Residência Inclusiva Santa Clara de Assis, um dos mais de 20 serviços de acolhimento ofertados pelo Município. Esse, mantido pela FAS em parceria com a Associação Mão Amiga.

Na sede administrativa da Fundação, Luciano realizou o período de aprendizado no apoio administrativo ao Gabinete da Presidência, sob a monitoria da servidora Janine Debiasi.

“O convívio no ambiente de trabalho é sempre repleto de trocas e, nesse sentido, o convívio com essa turma de jovens aprendizes foi particularmente rico. Em especial quanto ao jovem Luciano, o monitoramento consistiu em orientá-lo quanto às atividades e rotinas específicas do cotidiano de trabalho, mas também sobre aspectos que pudessem contribuir com suas vivências futuras”, relata.

Sob a monitoria de Janine, Luciano começou a digitalização dos arquivos do setor. Tarefa que iniciou pelas mãos desse jovem, mas que será concluída por outra pessoa. Luciano, agora, tem outras funções. Há algumas semanas recebeu o convite para desempenhar suas atividades na área de conveniência, em uma rede de postos de combustíveis. Ele encerra um ciclo, para que outro tenha início.

“Eu vou sempre lembrar da FAS. Gostava do ambiente que tínhamos lá, da parceria. A Janine é muito legal. Eu fiz muitos amigos nesse período. Foi o meu primeiro trabalho e sempre vou lembrar dele”, fala o jovem sorridente, começando um novo desafio.

Mas as marcas não ficaram apenas nele. Janine observa que foi muito enriquecedor perceber o quanto essa experiência estava sendo significativa, não só para Luciano, mas também para ela. “Foi uma experiência significante para mim, enquanto profissional e enquanto pessoa. Ao longo deste quase um ano de Projeto Ser Jovem Cidadão, através da monitoria e das trocas cotidianas com o Luciano, pude conhecer mais de perto a realidade vivenciada por ele no acolhimento”, comentou a servidora.

No entanto, não serão apenas as lembranças emocionais que acompanharão Luciano nos próximos passos. Fã de café e grande consumidor da bebida, ele recebeu como presente dos colegas uma garrafa térmica personalizada. “Agora, sim, o meu café estará sempre quentinho”, declarou.