Ser Jovem Cidadão forma mais seis jovens

Programa oportuniza aprendizagem profissional com aulas práticas na administração municipal

O Ser Jovem Cidadão formou mais seis jovens no curso de aprendizagem profissional de qualificação em comércio de bens, serviços e turismo nesta quarta-feira (17.04). O Programa é uma parceria entre a Prefeitura, a FAS, o Senac Caxias do Sul e os Postos Sim. Oferece a jovens de famílias atendidas pela FAS a oportunidade de participarem de programas de aprendizagem profissional e executarem as atividades práticas de aprendiz nas unidades da administração pública municipal.

“Esse momento é revestido de um significado muito maior do que se pode imaginar. Não é com benefícios como donativos que vamos mudar a vida de uma pessoa. É com oportunidades como essa que eles vão se inserir no mercado de trabalho, ter um salário, construir uma vida profissional”, disse o prefeito Adiló Didomenico.

O curso iniciou em abril de 2023. Foram 960 horas de aprendizado entre aulas teóricas e experiência prática, com conteúdos relacionados ao mundo do trabalho, desenvolvimento pessoal, participação social e atividades práticas.

A presidente da FAS, Geórgia Tomasi, ressaltou a parceria entre todos os agentes, entidades, equipe da FAS e monitores que acompanharam os jovens.

“Dificuldades nós sempre temos, mas todas as pessoas nessa sala alinharam um objetivo em comum e conseguiram concretizar. Nossos jovens receberam formação, crescimento de valores, como um deles disse, e senso de cidadania”.

Participaram também da formatura a vice-prefeita Paula Ioris, a representante do Senac, Denise Helena Melendez Sefrin, o representante dos Postos Sim, Rudinei Zorzo, a promotora de Justiça Regional de Caxias do Sul, Simone Martini, a auditora fiscal e coordenadora do Fórum de Aprendizagem Profissional da Serra Gaúcha, Denise Brambilla, monitores que acompanharam os jovens no curso, equipe da FAS e convidados dos formandos.

Os monitores receberam uma homenagem da FAS.

Foto: Ícaro de Campos.