CRAS Centro conscientiza usuários sobre o combate à dengue

Palestra orientou para os cuidados a serem tomados

Na última quinta-feira (18/04), a CRAS Centro, através dos grupos Viver e Girassol, realizou uma palestra sobre o combate à dengue, ministrada por Delvair Zortea da Silva, da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do município. O evento também foi acompanhado pelos Serviços de Convivência do Cras Sul, Laços da Amizade e Cruzeiro do Sol, com o objetivo de alertar sobre os riscos para a saúde e promover a maneira correta de combater o mosquito.

Na abertura, os grupos Viver e Girassol cantaram uma paródia em estilo de forró da música Peixe Vivo, bem conhecida do público. Um dos versos da apresentação já dava o tom para cada um fazer a sua parte nessa batalha:
“Todo o povo da cidade pode se contaminar/se garrafas, latas velhas e pneus não eliminar/vamos todos combater”.

Os principais temas abordados na palestra incluíram o ciclo de vida dos mosquitos, como ocorrem as contaminações, a atenção aos primeiros sintomas da dengue e as formas de combate. Durante a apresentação, a palestrante Delvair enfatizou a importância de limpar locais que possam servir como depósitos de ovos do mosquito Aedes aegypti para evitar a proliferação da espécie. Outro ponto destacado foi o número de ocorrências registradas: mais de 100 casos de dengue foram reportados em 2024 no município.