Jovens aprendizes selecionados pela FAS se formam em curso profissionalizante do SENAI

Alunos foram selecionados entre os programas mantidos pela fundação.

Na última quinta-feira (25/04), no Centro Esportivo SESI, ocorreu a formatura dos alunos do curso de Auxiliar de Operações Logísticas, dentro do projeto de Aprendizagem Profissional que é fruto de uma parceria entre Fundação de Assistência Social (FAS), SENAI e Marcopolo. As aulas iniciaram há um ano, com 40 jovens encaminhados pela FAS, selecionados nos vários serviços disponibilizados à população. No total foram 800 horas/aula. Durante o curso, os alunos tiveram a carteira de trabalho assinada pela Marcopolo, o que garantiu a cada um todos os direitos trabalhistas, como por exemplo vale-transporte e equipamentos de proteção individual. Além disso, durante o período em que foram aprendizes, receberam o valor de meio salário-mínimo da categoria.

A Aprendizagem Profissional leva a jovens entre 14 e 24 anos a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho já com a primeira formação teórica e prática, o que contribui para a redução dos índices de exploração do trabalho infantil. Além disso, colabora para o aumento da escolaridade e da capacitação da população de adolescentes e jovens da nossa cidade.

Para o diretor de Benefícios Assistenciais e Transferência de Renda da FAS, Rafael Zucco, que representou a presidente Geórgia Tomasi na solenidade, o momento mais gratificante foi testemunhar uma turma formada exclusivamente pela parceria com a FAS, e ainda perceber que todos os sete formandos homenageados na solenidade, com 100% de frequência, faziam parte dessa turma. “Esta experiência reforçou mais ainda minha convicção no potencial transformador da educação e do apoio social adequado para moldar o futuro dos nossos jovens.”

Outro aspecto citado por Zucco, esse de ordem pessoal, foi acompanhar uma cerimônia na qual, no passado, ele esteve como formando. “Em 2006, eu estava entre os formandos do SENAI Nilo Peçanha. Ter a oportunidade, hoje, de estar do outro lado, representando a FAS, uma instituição tão importante para a minha trajetória, foi um momento de muita gratidão e orgulho”.

Foto por Divulgação do SENAI