FAS prestigia homenagens ao Programa de Justiça Restaurativa

Evento marcou o 10º aniversário do programa

Caxias do Sul comemorou ontem, 29/04, os 10 anos do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul, que consiste em um conjunto articulado de estratégias inspiradas nos princípios da justiça restaurativa, oferecendo atendimento extrajudicial a situações de conflito, litígios, crimes ou atos infracionais de menor potencial ofensivo, procurando restabelecer a convivência e restaurar relacionamentos fragilizados pela violência e fortalecer vínculos.

O objetivo do programa com essas ações é fortalecer indivíduos e comunidades para que assumam o papel de pacificar seus próprios conflitos, prevenindo a violência.

Para marcar a data, a prefeitura realizou um ato solene na sala Geni Peteffi, da Câmara de Vereadores, que contou com uma palestra do desembargador do TJ/RS, Leoberto Brancher, um dos pioneiros da justiça restaurativa em Caxias.
A FAS esteve presente com a presidente, Geórgia Tomasi, acompanhada da diretora de Proteção Social Básica, Suzana Córdova e da servidora Marta Herpich.

Para a presidente Geórgia Tomasi foi mais um momento importante para reforçar a história e importância do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa na cidade e demarcar que fomos o primeiro município do país a ter a Justiça Restaurativa como lei municipal estruturada de forma transversal enquanto política pública.

A FAS possui dezenas de servidores capacitados para atuar enquanto facilitadores e atualmente tem cedência integral de uma Educadora Social que integra e colabora para execução do referido programa.

Nos últimos meses a Fundação também realizou projeto com os 2 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estatais, por meio de duas servidoras Assistentes Sociais que facilitaram círculos com os adolescentes com o objetivo de fortalecer os vínculos entre os usuários e trabalhar questões relacionadas à convivência do grupo.