Centro de Formação para a Cidadania é entregue para a comunidade do Villa Lobos/Vergueiros

Na tarde deste sábado, dia 17 de abril a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das Secretarias Municipais da Educação, da Saúde, da Habitação e da Fundação de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado entregou para a comunidade do bairro Villa Lobos/Vergueiros o Centro de Formação Profissional para a Cidadania.

O descerramento da fita inaugural teve a presença do Secretário Estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social Fernando Schüler, do Prefeito Municipal José Ivo Sartori, da Primeira-Dama Maria Helena Sartori, da Presidente da FAS Maria de Lurdes Grison, da Diretora da Promoção e Cidadania da FAS Marles Andreazza e demais secretários.

O Centro de Formação Profissional para a Cidadania Villa Lobos funcionará no prédio da antiga Escola Dom Sebastião Leme, que teve as instalações adequadas por meio de esforços da Prefeitura de Caxias, do “Programa Emancipar RS: todo mundo é cidadão” e voluntariado da Pastoral de Apoio ao Toxicômano Nova Aurora.

No Centro de Formação funcionará o Programa de Atenção Integral às Famílias. Serão realizados cursos na área de artesanato, bijuterias, dança e graffiti.

“Entregamos hoje este espaço graças ao empenho de muitas lideranças. Enfrentamos muitas dificuldades para garantir os direitos da cidadania,” destaca Maria de Lurdes Fontana Grison, Presidente da FAS.

O Prefeito José Ivo Sartori salientou a luta de todos para a entrega do centro. “Esse trabalho é apenas o início de uma caminhada. É gratificante ver que estamos dando um importante passo na inserção desses jovens no mercado de trabalho.”

Já o secretário estadual da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, destacou a efetividade do “Projeto Emancipar”. “Criança não pode ficar desocupada no turno contrário ao período de estudos, e isso é uma importante conquista da comunidade” salientou.

Após o cerimonial, sob a coordenação do professor David, os jovens Claiton, Tainara, Mateus, Vitor, Rodrigo e Tiago exibiram com orgulho as premiações conquistadas na Olimpíada do Projeto Emancipar, realizada em Cachoeira do Sul.

Os artistas do programa Art Muro prepararam uma exibição de dança de Hip Hop e demonstração de grafitagem. As crianças se divertiram com as atividades recreativas, distribuição de algodão doce, refrigerante e pipoca.