Dia Mundial de Combate à Violência contra idosos movimenta setores

A Prefeitura de Caxias do Sul, em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS), o Conselho Municipal do idoso (CMI), a Coordenadoria Municipal do Idoso e a Comissão Temporária Especial do Idoso da Câmara de Vereadores, promoveram na segunda-feira (15/06) diversas atividades em alusão ao Dia Mundial e Municipal de Combate à Violência contra o Idoso. A mobilização teve início às 9h30min, no Plenário da Câmara de Vereadores, seguida de caminhada e blitz de conscientização pelas ruas centrais da cidade. Nas blitzes foram distribuídos adesivos e material informativo na esquina das ruas Dom José Barea com Alfredo Chaves, na Praça João Pessoa em São Pelegrino e no acesso ao bairro Galópolis.

A Prefeitura, com o auxílio de parceiros, oferece diversos programas de apoio e proteção aos idosos. Os programas são desenvolvidos pela Fundação de Assistência Social (FAS), por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (SMEL), da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), além da Pastoral do Idoso. São eles:

Coordenadoria Municipal do Idoso: criada em 2013, tem como objetivo assegurar o cumprimento dos direitos sociais dos idosos, criando condições para promover a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF): consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com o objetivo de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a exposição a riscos sociais e contribuir para a emancipação das famílias e comunidades. Este serviço é desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV): é desenvolvido em grupos com o objetivo de promover a troca de vivências e prevenir situações de risco. Atualmente pode ser acessado através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e de parceiros como a Associação Caxiense de Auxílio aos Necessitados (SCAN), o Centro de Convivência Capuchinhos e o Centro de Convivência Tia Oli.

Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas: tem como objetivo prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais. É desenvolvido pelos profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Arte de Empreender: tem como objetivo despertar atitudes empreendedoras em pessoas acima de 60 anos dos seis distritos e quatro áreas administrativas de Caxias do Sul. Visa também desenvolver oficinas, atividades diversas, feiras de empreendedorismo e intercâmbios entre os distritos e outros municípios. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (SDETE), com apoio do SEBRAE, SENAR e Sindicato Rural.

Projeto Conviver: oportuniza à comunidade urbana e rural atividades de participação contínua, elaboradas, organizadas e orientadas, enfatizando em seus atendimentos os aspectos socioafetivos, físicos, biológicos e espirituais. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

Projeto Ritmo e Movimento: Aulas de ginástica orientadas por profissionais de Educação Física, com o intuito de proporcionar qualidade de vida aos participantes. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

Projeto Caxias Ativa: parceria entre a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e a Secretaria Municipal da Saúde no desenvolvimento de atividades físicas de promoção à saúde, especialmente aos grupos de usuários das UBS.

Jogos Adaptados Para Terceira Idade: visa dar aos integrantes condições de participação, independente de seu condicionamento físico ou de suas habilidades desportivas. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

Academias da Melhor Idade: visa a melhoria da condição física, qualidade de vida, saúde e também proporciona momentos de lazer aos seus frequentadores. O programa é desenvolvido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

Dança Sênior, Câmbio e Pilates: atividades desenvolvidas pela Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL).

Estratégia de Saúde da Família: conta com equipe multidisciplinar e agentes comunitários de saúde. O programa é desenvolvido pela Secretaria da Saúde (SMS).

Grupos de hipertensos e diabéticos: atividades desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Pastoral do Idoso: tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas por meio de visitas domiciliares, colaborando na divulgação do Estatuto do Idoso, num processo educativo de formação continuada.

Serviço de proteção social especial para pessoas idosas e suas famílias: oferta de atendimento especializado a famílias com idosos que tiveram seus direitos violados, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.

Modalidade Centro Dia: os idosos em situação de risco social e pessoal são atendidos na instituição por meio de equipe multidisciplinar. As instituições que oferecem este serviço são: Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN) e Centro de Convivência Capuchinhos.

Atendimento domiciliado: os idosos em situação de risco social e pessoal são atendidos no domicílio por meio de equipe multidisciplinar. As Instituições que oferecem este serviço são: Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN) e Centro Cultural Espírita Jardelino Ramos.

Abrigamento em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI): mediante avaliação social que respeita o Estatuto do Idoso – “priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência” (art.3º).

Denúncias de maus tratos aos idosos devem ser feitas no Conselho Municipal do Idoso, pelo telefone 3215-4320.

Assessoria de Imprensa – FAS